sábado, 15 de outubro de 2011

Peregrinação de Divina Pastora acontece neste domingo


Neste domingo (16) será realizada a 53ª edição da Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora, no município sergipano que leva o mesmo nome da santa. A expectativa é que milhares de fieis participem do evento, que sai do município vizinho de Riachuelo.
De acordo com organizadores do evento religioso, o trajeto que tem aproximadamente 10 quilômetros, chega a reunir mais de 100 mil visitantes, que seguem em direção a Igreja Matriz de Nossa Senhora Divina Pastora. Nos últimos anos, o evento aumentou consideravelmente, chegando a crescer 10%, em número de visitantes.
A cidade, que tem pouco mais de 4.500 habitantes, recebe caravanas do Ceará, Pernambuco, Alagoas e também da Bahia. "Essa peregrinação gera renda para a cidade através de aluguéis de casas e das vendas feitas pelos ambulantes locais", afirma o vice-prefeito, Bruno Sá.
De acordo com informações da Secretária de Turismo de Sergipe (Setur), este ano uma pesquisa será feita para mapear o perfil dos peregrinos devotos que acompanham a festa religiosa. O secretário adjunto da Setur, José Roberto de Lima, afirma que a intenção é colocar em evidência a importância do turismo religioso na economia do Estado e melhorar as condições de infraestrutura para receber os visitantes.

Origem da peregrinação
A maior peregrinação do Estado começou em 1958 quando sob a conduta do padre Luciano Duarte, então arcebispo de Aracaju, cerca de 50 jovens do grupo da Pastoral Universitária da Faculdade de Filosofia de Sergipe começaram uma longa caminhada ao município de Divina Pastora, e desde então, a fé de romeiros e devotos não parou mais.
Pela tradição, a romaria deve ser realizada anualmente no terceiro domingo do mês de outubro, sendo seu ponto de origem o município visinho de Riachuelo. O trajeto segue por 10 quilômetros, sendo o ponto alto da festa, a chegada à Igreja de Nossa Senhora de Divina Pastora, onde devido a sua importância, o prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1943.
O pároco da cidade, padre Helelon dos Anjos, fala mais sobre a importância e o sentido do evento. "O início da peregrinação foi um sinal de missão para que os jovens da pastoral aprendessem com as dificuldades que a fé é um caminho árduo", explica o religioso.
Programação
15/10 sábado
Das 15h às 23h - Confissões no Santuário;
17h - A imagem peregrina de Divina Pastora será levada para o Cruzeiro, de onde virá com os primeiros peregrinos para a missa de abertura oficial da Peregrinação. Durante o percurso até o Cruzeiro e o retorno ao Santuário, haverá animação da banda Ministério de Música Força Jovem do Discípulo Amado;
18h30 - Missa celebrada pelo Padre Cleberton (Nossa Senhora Aparecida) e animada pelo Padre Adeilson Carlos e a Banda Toque de Louvor. Logo após a Missa, a imagem peregrina de Divina Pastora será levada para a igreja de Riachuelo;
Logo após a Santa Missa haverá show com o padre Adeilson Carlos (Mosqueiro) e a Banda Toque de Louvor.
16/10 Domingo
Das 5h às 15h, haverá confissões no Santuário e em seu anexo, na Escola Dina;
5h - Missa celebrada dentro do Santuário pelo Padre Valdes (Siriri) e animada pelo Apostolado da Oração;
7h - Missa celebrada fora do Santuário pelo padre Helelon e animada pelo Ministério de Música Força Jovem do Discípulo Amado. Logo após a missa, haverá a exposição do Santíssimo Sacramento, na Tenda de Adoração;
8h30 - Dom Henrique (Bispo auxiliar de Aracaju) partirá em peregrinação da cidade de Riachuelo, ele estará com peregrinos e levando a imagem peregrina de Divina Pastora em direção ao Cruzeiro;
10h - Missa celebrada com a presença de Dom Mário (Bispo de Propriá) e animada pela Banda Comunidade que Canta, a qual fará um show logo após a Missa;
13h30 - Animação com o Ministério de Música Nova Aliança;
14h Saída da imagem peregrina de Divina Pastora do Cruzeiro;
15h Missa de encerramento da peregrinação realizada pelo arcebispo Dom José Palmeira Lessa e animada pelo Ministério de Música Nova Aliança.
Fonte: ASCOM/P. Divina Pastora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online