quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Especialistas se reúnem para debater saúde bucal

A melhoria da saúde bucal infantil está na pauta da I Jornada de Odontopediatria de Sergipe, que será aberta na próxima quinta-feira (27) com a participação da presidência da Associação Brasileira de Odontopediatria e de vários especialistas de renome nacional e internacional. Um dos principais temas do evento é a importância do atendimento odontológico na primeira infância. A Jornada que acontece no auditório do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe será encerrada na sexta-feira (29).

O evento promovido pela Associação Sergipana de Odontopediatria (ASO) tem como objetivo abrir um espaço para discutir a importância de cuidar da dentição da criança, o que deve começar ainda na fase de gestação. Outro foco da Jornada é mostrar o papel dos dentistas dentro do contexto de saúde oral da população infantil como um profissional capacitado para diagnosticar, prevenir, tratar e controlar os problemas de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente, em parceria com os pais/responsáveis de seus pacientes.

O “Diagnóstico da Cárie” é um dos assuntos em pauta da I Jornada sergipana, cujo painel será ministrado pelo especialista Paulo Floriani Kramer. De acordo com a odontopediatra, Sônia Maria Alves Novais, presidente da Associação Sergipana de Odontopediatria (ASO), a cárie dentária continua sendo o principal problema de saúde bucal, especialmente em crianças. Num trabalho de avaliação bucal, realizado ano passado em creches públicas, ficou constatada a prevalência da doença em 37,3% do total das 213 crianças examinadas.

O trabalho envolveu meninos e meninas na faixa etária de três e cinco anos de idade. Em outra pesquisa, também realizada ano passado, com 70 bebês na faixa etária de três a 36 meses que frequentavam a Clínica de Bebês da Universidade Federal de Sergipe, o estudos mostraram que 23% deles já tinham cárie. ”Para garantir que a criança cresça com a dentição saudável, é preciso que a rotina de cuidar da saúde bucal seja introduzida antes mesmo de o primeiro dente de leite aparecer”, orienta ela.

Mas a situação tem melhorado. Pesquisa Nacional de Saúde Bucal realizada pelo Ministério da Saúde mostra que o total de brasileiros com cáries diminuiu nos últimos oito anos. Segundo o estudo, desde 2003, caiu em 26% o número de cáries dentárias entre crianças de doze anos. Nessa idade, a doença atingia 69% da população em 2003. Essa porcentagem diminuiu para 56% em 2010. Esse declínio, de 13 pontos percentuais, corresponde a uma diminuição de 19% na prevalência da enfermidade.
“Houve uma redução significativa nos últimos anos, na maioria das faixas etárias estudadas. Entretanto, os índices de cárie tipo mamadeira, ainda vigentes, representam um importante indicador da precária saúde oral em crianças de 0 a 4 anos de idade.”. É o que afirma Sônia Maria Alves.

A I Jornada de Odontopediatria de Sergipe terá ainda a participação dos especialistas Márcio Rodrigues Almeida que vai destacar a ‘Ortodontia Clínica e Biomecâncica”; Renato Rodrigues de Almeida que vai ministrar um debate sobre a ‘Ortodontia Preventiva e Interceptadora. Na quinta-feira (27) os especialistas Ana Claúdia Conti; Adriano Augusto Melo de Mendonça e André Luiz Farias participam da VIII Jornada Odontológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online