sábado, 15 de outubro de 2011

Defesa Civil estará presente nesta segunda em Poço Verde e Poço Redondo


A Defesa Civil estadual estará intensificando suas ações de combate à seca a partir desta segunda-feira (17) nos municípios de Poço Verde (extremo sul de Sergipe) e Poço Redondo (sertão). Esta foi a garantia dada pelo governador em exercício Jackson Barreto durante reunião na última sexta-feira (14), com os prefeitos Antônio da Fonseca Dórea, “Toinho de Dorinha”, (Poço Verde) e Frei Enoque (Poço Redondo). 

O objetivo do encontro, que aconteceu no Palácio dos Despachos, foi cobrar soluções para a seca que vem causando sofrimento da população do semi-árido sergipano, em especial dos municípios cuja falta de água já é crônica. Os dois municípios estão entre os quatro sergipanos que já decretaram estado de emergência em virtude da falta de chuvas. 

Na reunião, Toinho de Dorinha, que é presidente da Associação dos Municípios da Região Centro-Sul de Sergipe (Amurces), informou a Jackson Barreto que o abastecimento de água em Poço Verde, feito pelo Exército, através da Operação Pipa, foi suspenso por falta de recursos, e solicitou apoio para evitar mais prejuízos à comunidade. Segundo ele, 80% da safra de feijão e milho já foram perdidas e o comércio da região se encontra estagnado. Frei Enoque também solicitou um posicionamento do Governo, considerando que o estado de emergência fora reconhecido. 

Diante do apelo dos gestores, Jackson Barreto falou por telefone com a secretária adjunta da Inclusão Social, Luci Silva. Ela informou sobre as providências a serem tomadas e garantiu que a Defesa Civil estará presente nesta segunda nos dois municípios para cadastrar os caminhões que irão trabalhar no abastecimento de água. Cestas Básicas, que já foram doadas ao município de Poço Verde, também serão distribuídas em Poço Redondo.

Aproveitando a informação da secretária, Jackson Barreto conversou, também por telefone, com o chefe da Defesa Civil, major José Erivaldo Mendes, solicitando que até a próxima quarta-feira, 19, as comunidades que estão sofrendo com a falta de água recebam o benefício. “A distribuição de água não se trata de favor do Governo, mas, sim, um compromisso que o governador Marcelo Déda sempre assumiu com a população do sertão nessas horas difíceis, e o governador em exercício Jackson Barreto está colocando isso em prática. Acredito que essas providências urgentes que foram tomadas vão proporcionar um conforto e uma melhoria da situação das populações atingidas com a questão da seca nos próximos dias”, assegurou.

Toinho de Dorinha julgou muito útil o encontro, uma vez que Jackson Barreto foi sensível aos problemas expostos e dinâmico na busca de soluções. “Minha expectativa é que até a próxima semana, os problemas causados pela seca sejam amenizados e solucionados a partir de ações sem burocracia. Presenciamos o governador frisar a importância de resolver nossos problemas com a máxima urgência, e foi animador”, afirmou o prefeito e presidente da Amurces. 
-- 
EMPAUTA! COMUNICAÇÃO E MARKETING 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online