sábado, 15 de outubro de 2011

Carmópolis, a “Capital do petróleo”, completa 89 anos


No próximo final de semana, nos dias 15 e 16 de outubro, o município de Carmópolis irá festejar 89 anos de emancipação política. A população carmopolitana e foliões de outras cidades poderão contar com uma programação diversificada de shows gratuitos na praça de eventos.
Apesar do falecimento repentino do empresário Fernando França, esposo da prefeita Esmeralda Cruz, a administração decidiu manter o evento, uma vez que a festividade é tradicional no município. Além disso, o evento movimenta o comércio local, gerando renda para a população.
No sábado (15), as atrações serão a banda sergipana de forró Rojão Diferente, a dupla sertaneja César Menotti e Fabiano, além do pagode de Sorriso Maroto. Já no domingo, a banda de rock Capital Inicial, que brilhou no Rock in Rio 2011, promete agitar a cidade, bem como o cantor Alexandre Pires e a banda de forró Calcinha Preta.
O evento terá, mais uma vez, um forte esquema de segurança adequado e eficiente, composto pela Guarda Municipal e pelas Polícias Militar e Civil, a fim de manter a tradicional tranquilidade das festas realizadas na cidade. Os shows serão realizados em dois palcos bem estruturados, com som e iluminação de alta qualidade.
 
Programação Cívica
Na manhã do domingo, às 10h, será celebrada a Santa Missa em Ação de Graças, pelo aniversário da cidade, na Igreja Matriz.Em seguida, dez cidadãos que colaboram para o desenvolvimento social de Carmópolis receberão a Comenda da Ordem do Mérito Cultural Francisco Telles Maciel, maior condecoração da cidade, de acordo com Lei Específica.
A escolha será entre políticos, gestores, empresários, professores, comerciantes e outras pessoas que fazem a diferença na comunidade, dando a sua contribuição de forma igualitária. A solenidade de entrega acontecerá no Centro de Excelência da Criança, do Adolescente e do Trabalhador Prefeita Esmeralda Cruz (CECAT), às 11h, e será conduzida pelo vice-prefeito João Gilberto, o “Gil”.
A “Capital do Petróleo” nasceu de um simples povoado
A cidade de Carmópolis, distante 47 quilômetros da capital, surgiu de um pequeno povoado denominado Rancho, que servia de passagem para a Mata do Bom Sucesso. Com o crescimento da população da cidade vizinha, Rosário do Catete, o povoado foi crescendo e logo se elevou à categoria de vila. O município passou a se chamar Carmópolis devido à grande influência dos frades Carmelitas.
Em agosto de 1963, a Petrobras descobriu o petróleo nas terras da Fazenda Mercês, colocando em produção o maior campo terrestre do país em volume recuperável de óleo e consagrando Carmópolis como a capital do Petróleo. Em relação à cultura, há quem diga que o município de Carmópolis é um dos mais ricos, afinal foi onde surgiu o grupo folclórico de Bacamarteiros, responsável por muitas premiações recebidas pelo país. A atual gestão tem trabalhado na implantação de ampla política social focada na distribuição de renda. A verba oriunda dos royalties de petróleo vem sendo distribuída com a população mais carente através da criação e ampliação de vários programas sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online