terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Duas unidades dos bombeiros serão instaladas no interior de SE


Bases serão inauguradas nos município de Propriá e Lagarto.
Obras devem ser entregues ainda no primeiro semestre de 2012.


Do G1 SE


Novas unidades do Corpo de Bombeiros serão inauguradas no primeiro semestre de 2012 (Foto: Divulgação/SSP-SE)Novas unidades do Corpo de Bombeiros serão inauguradas no primeiro semestre de 2012 (Foto: Divulgação/SSP-SE)
Mais duas unidades do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) serão inauguradas nos municípios de Lagarto e Propriá, no interior sergipano, ainda no primeiro semestre de 2012. A iniciativa integra o plano de expansão da corporação, que atualmente dispõe de quartéis emAracaju (Centro e Orla), e nas cidades de Estância, Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro e Tobias Barreto.
Atualmente, as unidades do CBMSE são instaladas de maneira estratégica em municípios polos de Sergipe. Em Aracaju, o 1º GBM atende 28 bairros da capital e mais quatro municípios. O 4º GBM, na Orla de Aracaju, responde por nove bairros, além da praia da Caueira, em Itaporanga D'Ajuda. Em Estância está instalado o 2GBM, que tem jurisdição operacional em 9 municípios. O 3º GBM, em Itabaiana, responde por 25 municípios do agreste e parte do sertão, já o 5º GBM, em Nossa Senhora do Socorro, responde por 30 municípios. Em Tobias Barreto foi instalado o 1º DBM, subordinado administrativamente ao 2º GBM.
Segundo o tenente Cleiton Dias da Cruz, responsável técnico da Secretaria de Segurança Pública, a unidade operacional de Propriá deve ser entregue em abril, já a de Lagarto em deste ano. O oficial acrescenta que a instalação de novas bases estão em estudo, a exemplo de Canindé do São Francisco, a 213 km de Aracaju, no sertão sergipano.
“Além disso, algumas unidades estão em processo licitatório para serem reformadas e ampliadas, tais como o quartel do 1º GBM e o Quartel Central do Comando Geral , que já tem reforma prevista para março de 2012”, disse o tenente.
De acordo com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Nailson Melo Santos, o comando vem trabalhando para garantir condições mínimas de trabalho aos militares.
“Estamos fazendo reformas nas unidades operacionais, adquirindo equipamentos operacionais modernos, equipamentos de proteção individual e viaturas operacionais. Também estamos incluindo uma nutricionista para avaliar e fiscalizar a alimentação e a estrutura dos refeitórios. Além disso, estamos criando o Centro de Apoio Psicossocial do CBMSE”, reforçou o comandante.
Para o coronel Roberto Wagner, coordenador da Diretoria Operacional do CBMSE , a presença efetiva do Corpo de Bombeiros nas mais diversas regiões do Estado representa uma considerável redução do tempo de resposta às chamadas de emergência.
“Hoje, 22% do efetivo policial do CBMSE fica no interior de Sergipe. Para fortalecer o trabalho destes militares adquirimos sete viaturas operacionais recentemente. A distribuição destas viaturas atende a dois critérios: nível de operacionalidade da unidade e demanda operacional com base nos dados estatísticos gerados pelo CIOSP”, explicou o coronel Wagner.
*Com informações da SSP/SE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online