quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Sergipe é o estado com maior número de mulheres nas gestões municipais.


No estudo também foi analisado a escolaridade dos prefeitos.
Em pesquisa realizada pela ONG Transparência Municipal, da Bahia, que analisou o perfil de 5.563 prefeitos brasileiros, apontou Sergipe como o estado brasileiro com o maior número de prefeitas a frente das gestões municipais.
Em Sergipe a grande maioria das prefeitas são indicações de antigos gestores municipais, que por alguns motivos não podem mais disputar o cargo e acabam apoiando filhas, irmãs, cunhadas para ocupá-lo a função.
Com 16 prefeitas a frente das gestões municipais o estado de Sergipe possui 21,3% dos cargos majoritários nos municípios ocupados por mulheres. No Brasil 91,1 % dos prefeitos são do sexo masculino e apenas 8,9 do sexo feminino.
As Prefeitas Sergipanas são: Gilma Chagas (Carira), Gusta (Divina Pastora), Criza de Moisés (Graccho Cardoso), Ione Sobral (Laranjeiras) Sandra (Muribeca), Sarina Faro (Malhador), Graziele Costa (Moita Bonita), Diva Melo (Pacatuba), Lara Moura (Japaratuba), Selma de Mauro (São Miguel do Aleixo), Terezinha Moura (Cumbe), Esmeralda (Carmópolis), Dona Ana (Arauá), Uita Barreto (Ribeirópolis), Janete Barbosa (Salgado) e Luana Michele (Nossa Senhora da Gloria).
Outro fator analisado na pesquisa foi o nível de escolaridade dos gestores municipais, e Sergipe apresenta dados vergonhosos, em que apenas 37% dos prefeitos possuem nível superior.

Da redação Itnet, Aparecido Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online