sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Força-tarefa realiza conscientização na Coroa do Meio


A força-tarefa de combate a dengue da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) reforça suas ações no bairro Coroa do Meio nesta sexta-feira e sábado, 18 e 19. A localidade, que recebeu a visita dos agentes de endemias no último dia 4 de dezembro, será mais uma vez foco dos trabalhos de retorno às residências da localidade para realização de conscientização e ação educativa.

De acordo com o supervisor doa agentes de endemias das 3ª e 4ª regiões, Sergio Sá, o trabalho desta semana objetiva conscientizar os moradores do referido bairro sobre a responsabilidade de se evitar os focos de proliferação do mosquito da dengue. "Queremos ter essa conversa com os moradores, orientando-os a não permanecer com os focos chamados cabeça de prego. Para isso é importante escovar os lados dos recipientes que acumulam água, como lavanderias, e, se possível colocar telas nos ralos", destacou Sérgio.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológicade de Aracaju (Covepi), Taíse Cavalcante, justifica que a ação especial na Coroa do Meio se deve aos resultados apontados nos últimos Levantamentos de índice Rápido (Lira) na área. Esse levantamento mede o índice de proliferação dos focos do 
Aeds aegypti nos bairros da capital.

"O índice nessa localidade tem sido de 2.5, considerado grau de alerta, pois o ideal seria abaixo de um. Na ação de amanhã, além do trabalho educativo, estaremos realizando um bota-fora, onde estimularemos os moradores a jogar fora os recipientes sem utilidade que podem servir como possível criadouro para o mosquito", explicou Taíse.
Semanalmente os agentes de endemias realizam um monitoramento em cada uma das áreas que compõem o bairro Coroa do Meio, marcando as casas por quarteirão. O objetivo do trabalho é reduzir o nível do índice observado nos últimos levantamentos.

Conscientização
Na ação de conscientização trabalharam nesta quinta-feira, 18, cerca de 30 agentes de endemias e 15 homens da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) visitando aproximadamente 300 imóveis. No sábado, 19, atuará um quantitativo maior: serão 60 agentes e 15 trabalhadores da Emsurb visitando mais de 2000 residências.

Todo o material descartado pelos moradores no bota-fora deste final de semana será recolhido e triturado por um caminhão da Emsurb antes de ser desovado na lixeira do bairro Santa Maria. Os pneus recolhidos serão levados para o depósito do Ecoponto, também localizado no bairro Santa Maria.
 


Fonte: PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online