Mais uma turma concluiu nesta sexta-feira, 30, o curso do Programa Nacional de Capacitação (PNC) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), sendo promovido e executado em Sergipe pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Dessa vez, a ação foi direcionada para os 14 municípios do agreste sergipano.
O objetivo do curso é capacitar gestores, conselheiros e técnicos das prefeituras municipais a fim de que seja implementado nos municípios o Sistema Municipal de Meio Ambiente e conseqüentemente, seja fortalecido o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).
De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Genival Nunes, o sentimento é de de gratidão e torcida. “Estou grato pela adesão dos 75 municípios ao programa de capacitação”, diz. Desde que a capacitação foi iniciada, em março deste ano, já foram capacitados os territórios do Leste Sergipano, da Grande Aracaju e do Alto e Médio Sertão. Todas as aulas estão sendo ministradas no auditório do Hotel Parque dos Coqueiros.
“A partir da capacitação, medida que dá respaldo ao fortalecimento e meta do Sisnama, os municípios ganham subsídios e ferramentas que darão condições para a criação ou fortalecimento de uma gestão municipal voltada para o Meio Ambiente”, comenta os secretário.
Para a assistente social de São Miguel do Aleixo, Michelle das Graças, o curso propôs mudanças significativas para o seu município. “É de enobrecer a causa ambiental. Comungamos aqui, entre os 14 municípios envolvidos, as mesmas problemáticas e perspectivas. Montar a gestão ambiental municipal é a perspectiva de cada um envolvido nesse processo”, declarou ela.
Segundo o participante de Campo do Brito, Junior Cleriston do Nascimento, o curso foi válido. “De nível, em qualidade e quantidade de informações. Estou muito feliz com o que vi e assimilei em cada um dos módulos apresentados aqui. Foram momentos de conhecimento em várias instâncias. Vimos sobre as leis ambientais, da política do meio ambiente e o passo a passo para criar o sistema ambiental municipal. A iniciativa foi bastante válida e construtiva”, frisou.
Fonte: ASN
Nenhum comentário:
Postar um comentário