sexta-feira, 21 de maio de 2010

Laranjeiras avança outra vez no desenvolvimento da cultura


Com discurso emocionado, a prefeita de Laranjeiras, Ione Sobral, lançou na tarde de ontem o CD do projeto ‘Mestres da Gente’, com músicas cantadas pelas mestras Dona Lalinha e Dona Lourdes. Na mesma solenidade, a superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em Sergipe lançou a “Cartilha Cultural Laranjeiras”, de autoria da Professora Aglaé D´Ávila Fontes, que já produziu diversas obras contando a história de Sergipe e de Laranjeiras.
 













“Laranjeiras dá hoje, aqui neste fim de tarde, dois passos importantes para o desenvolvimento da cultura; o lançamento do CD Mestres da Gente e do livro intitulado Cartilha Cultural de Laranjeiras, da professora Aglaé Fontes. Desde já quero dizer que esta obra escrita vai ser reeditada pela prefeitura em formato ampliado. A Prefeitura de Laranjeiras está engajada em apoiar este projeto, tendo em vista que este material vai fazer parte do acervo das escolas, tendo como multiplicadores os professores e alunos. Vejo também que a própria população necessita conhecer a história da cidade em que vivem”, afirmou a prefeita.

 “Ao mesmo tempo em que a Prefeitura apóia a obra da professora Aglaé Fontes, não mediremos esforços para divulgar o CD Mestres da Gente. A meu ver, estamos divulgando para o público resultados alcançados pelo Projeto “Mestres da Gente” e homenageando assim os Mestres laranjeirenses, cujas vozes e ritmos vão ser lembrados por pessoas de outras gerações. Para que saibam, meus caros, Laranjeiras é o único município que já aprovou a ‘Lei dos Mestres’, populares tão importantes no desenvolvimento cultural no Brasil. Através deles é que nós preservamos as diversas manifestações culturais”, acrescentou Ione Sobral.

O livro da Professora Aglaé Fontes reúne informações sobre a história e o patrimônio cultural de Laranjeiras, com a proposta de que os professores tenham um material a ser desenvolvido nas escolas para que o rico patrimônio cultural laranjeirense seja melhor conhecido e que se provoque nos estudantes a consciência sobre a sua valorização e necessidade de proteção. Editado pelo Iphan/SE, é uma contribuição para o fortalecimento da Educação Patrimonial em Laranjeiras.

“Laranjeiras é o berço da cultura sergipana com informações riquíssimas que precisam ser mostradas à própria população que residente aqui. Esta obra deve ser circulada nas escolas. Não quero jamais que estes livros fiquem guardados nas estantes. Quero que sejam livros vivos e proveitosos para o desenvolvimento de uma gente. É importante frisar que Laranjeiras faz parte da minha história. Foi neste município que lancei o meu primeiro livro e aqui, juntamente com outras pessoas ligadas à cultura que ajudei a criar o Encontro Cultural de Laranjeiras. Portanto, esta cidade me orgulha”, afirmou Aglaé D’Ávila Fontes. Após o lançamento a professora promoveu uma sessão de autógrafos na oficina-escola de Laranjeiras.
empauta 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online