sábado, 1 de maio de 2010

Laranjeiras se mobiliza para o Dia do Desafio 2010

A Prefeitura de Laranjeiras já está mobilizando toda a equipe de gestores que vai participar do Dia do Desafio 2010, que deve acontecer no próximo dia 26 de maio, com a promoção de atividades físicas e culturais em todo o mundo. O evento é promovido através da parceria entre o SESC e as prefeituras envolvidas. Esta é a terceira vez que Laranjeiras participa do Dia do Desafio. Nas duas edições anteriores, o município venceu da cidade concorrente. De acordo com informações dos organizadores, o objetivo é aumentar o número de pessoas mobilizadas nesta campanha, que se revigora a cada ano quando a quase totalidade do Continente Americano se faz presente, nesta disputa amigável que chega a todos, incluindo minorias, ampliando horizontes e sedimentando comportamentos.  
“Nós já estamos realizando toda a mobilização da equipe da Prefeitura. Cada participante terá a incumbência de buscar novos participantes, seja servidores públicos, alunos ou pessoas da comunidade. O mais importante neste momento é mobilizar a maior porcentagem de participantes na realização das atividades físicas e culturais. Assim como nos anos anteriores, o nosso objetivo é vencer de novo o Dia do Desafio”, afirmou a coordenadora municipal do evento, Leila Taize Figueiredo Costa.
A coordenadora explicou ainda que a Prefeitura de Laranjeiras leva este avento tão a sério por acreditar que a prática de exercícios físicos é importante para a promoção da saúde, assim como, esta também é uma oportunidade de mostrar as diversas manifestações culturais existentes no município. “Com a mobilização que ocorre no dia do desafio, as pessoas quebram a rotina por pelo menos um dia. Saem das suas casas e realizam atividades físicas e participam das manifestações culturais. Isso é muito bom para manter a saúde e o equilíbrio entre o corpo e a mente. Com todos estes benefícios por que motivo não participar do Dia do Desafio?”, frisou Leila Taize.
As cidades inscritas no Dia do Desafio, segundo informações do SESC, são agrupadas em 7 categorias, de acordo com o número oficial de habitantes. Para as cidades brasileiras, é considerado o número disponibilizado no site oficial do IBGE. Para as cidades do exterior, o número oficial de habitantes é fornecido pelos órgãos municipais responsáveis pelo evento. As categorias são: categoria 1 - até 9.999 habitantes. Categoria 2 - de 10.000 a 19.999 habitantes. Categoria 3 - de 20.000 a 49.999 habitantes. Categoria 4 - de 50.000 a 99.999 habitantes. Categoria 5 - de 100.000 a 249.999 habitantes. Categoria 6 - de 250.000 a 999.999 habitantes. Categoria 7 - acima de 1.000.000 habitantes. Um sorteio eletrônico estabelece o desafio entre duas ou três comunidades da mesma categoria, que irão disputar qual delas consegue mobilizar o maior percentual de habitantes, em relação à sua população oficial, para a prática de atividades físicas. 
Nos últimos anos, o Dia do Desafio tem se configurado como um dos mais relevantes eventos no incentivo à prática de atividades físicas. Sua importância é ressaltada principalmente pela mobilização que desempenha na conscientização aos cidadãos de uma vida saudável, que está intimamente ligada à saúde física e mental das pessoas, assim como nas trocas sociais estabelecidas no cotidiano de cada um.

Diego Góes - da equipe Empauta/ASCOM PML

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online