sábado, 1 de maio de 2010

Laranjeiras divulga programação do Micareme 2010


Este mês, Laranjeiras realizará mais um evento cultural importante, que reúne tradição e curiosidades.Neste fim de semana (7 a 9), acontecerá o Micareme 2010, festa que reúne blocos de estilo carnavalesco, tocando músicas de frevo e marchinhas. O evento é comemorado há 74 anos e preseva até os dias de hoje a rivalidade entre os blocos, principalmente Laranjeirense e Bota Fogo. Os foliões guardam segredos e histórias, a exemplo da confecção das fantasias, as diversas estratégias para descobrir as novidades do bloco rival e a criação de paródias para insultar os oponentes. Mas, o mais curioso é que não existe jurados para eleger quem é o melhor, o mais bonito e o vencedor. Portanto, todos se acham vencedores. Também fizeram parte da história do Micareme, os blocos ‘As Malandrinhas’, o ‘Ferro Velho’, ‘Broto do frevo’, ‘As Moreninhas’, Flores de Outrora’ e ‘Mangueira’.

Em décadas passadas, o micareme era realizado sempre no fim de semana após à Semana Santa, porém, para dar mais tempo de preparação, há alguns anos, a festa acontece em maio, com todo o apoio da Prefeitura e empenho dos participantes e da população. Os quatro blocos que sobreviveram (Laranjeirense, Bota Fogo, Águia de Ouro e Ninho dos Gaviões), desfilam com adereços e fantasias de luxo pelas ruas da cidade. Justamente, por conta da rivalidade entre eles, os foliões não podem se encontrar, a não ser no ponto de confraternização (largo da igreja matriz).
A prefeitura de Laranjeiras amparada em Lei Municipal investiu na infraestrutura do tradicional evento e liberou R$ 104 mil no apoio dos blocos, cabendo a cada um a quantia de R$ 26 mil. Além da Prefeitura, o Micareme 2010 é promovido pelo Governo do Estado de Sergipe, através da Secretaria de Comunicação, Ministério do Turismo e apoiado pela Fafen Petrobras.

Programação Micareme 2010.

Sexta-feira – 07/05.
Baile da Cidade
21h – Banda Zé Frevança.
23h30mim – Banda de Frevo Cajuinha.

Sábado – 08/05.
Desfile dos Blocos
20h – Bloco Águia de Ouro.
21h – Bloco Bota Fogo.
22h – Bloco Laranjeirense.
23h – Bloco Ninho dos Gaviões.

Domingo – 09/05.
Desfile dos Blocos
10h – Arrastão Bloco da Prevenção.
Blocos alternativos.
17h – Bloco Águia de Ouro.
18h – Bloco Laranjeirense.
19h – Bloco Bota Fogo.
20h – Bloco Ninho dos Gaviões.
Fonte: PML

Um comentário:

  1. eu vou sair no botafogo tô feliiiiiiiizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    ResponderExcluir

Usuarios online