quinta-feira, 6 de maio de 2010

Prefeitura de Carira capacita jovens para o mercado de trabalho

A Prefeitura de Carira, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão Social e do Trabalho, deu inicio à capacitação de 150 jovens. A abertura aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e faz parte do programa Projovem Trabalhador.

Os cursos possuirão duas etapas. Nesse primeiro momento, que terá uma carga horária de 100 horas, os alunos foram divididos em cinco turmas de trinta, onde receberam apostilas e material didático. Já na segunda etapa os jovens aprenderão de maneira prática sobre os temas: Agroextrativismo, Vestuário, Alimentação, Serviços Pessoais, Construção e Reparo.  

Para a secretária municipal de Inclusão Social, Aida dos Reis Carvalho, o Projovem contribui para a geração de emprego e renda no município. “O programa movimenta a economia por meio da contratação de mão de obra local e dos recursos da bolsa no valor de R$ 100 que cada aluno ganha, o que interfere diretamente na renda de cada aprendiz”, diz.

Ainda de acordo com ela, o programa visa incentivar e profissionalizar os jovens que moram no município. “Há uma espécie de ciclo vicioso, o jovem não entra no mercado de trabalho porque não tem experiência, mas para ganhar essa experiência, ele precisa estar dentro do mercado. Medidas de aprendizagem, como essa, são de extrema importância para romper essa barreira”, explica Aida.

A aluna Adriana Perreira dos Santos, que mora no bairro Vila Nova, destaca a importância do ensino para a qualificação profissional. “Quem não tem estudo está fora do mercado de trabalho. Nenhuma empresa vai lhe aceitar se você não tiver qualificação. Estudando, as portas vão se abrir”, ressalta Adriana.

“Estava pensando em fazer um curso como esse, porém não tinha oportunidade. Agora, além de me aperfeiçoar em uma profissão, irei receber uma bolsa que contribuirá para aquisição de materiais para meu trabalho”, ressalta a aluna Josefa Leide Pontes de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online