quarta-feira, 26 de maio de 2010

UFS realizou audiência pública com estudantes

Na manhã desta quarta-feira, o reitor da UFS participou de uma audiência pública com os estudantes para discutir assuntos relacionados a questões acadêmicas como salas de aulas, laboratórios e falta de professores, e questões de infra-estrutura como construção, reforma do Resun, HU e outros prédios.

Na primeira parte do encontro, o reitor apresentou um panorama da evolução da UFS nos últimos anos. Destacou que a expansão no número de vagas ofertadas no ensino presencial (que passou de 2010 em 2005 para 4910 em 2010) e de cursos (de 54 opções em 2005 para 91 em 2010) está sendo acompanhada de avanços também no corpo docente e na infra-estrutura física.

Confira os slides apresentados durante a audiência.

O reitor disse que a UFS hoje tem 973 docentes e que, em breve, vai passar a marca dos mil professores efetivos, mais do que o dobro existente em 2005, que era 476. Quanto às obras, foram concluídas 17 em 2009, e 52 novas obras estão para ser licitadas em 2010. Segundo o reitor, a UFS enfrenta dificuldades com as empresas que ganham as licitações, porque elas não têm fôlego para tocar o serviço, o que causa atraso na entrega ou até mesmo a interrupção dos trabalhos.

Também foram apresentados dados sobre a evolução das residências universitárias, destinadas aos estudantes cujas famílias não moram na região do campus da UFS em que estudam. Em 2005, eram 22 residências, que abrigavam 165 residentes; em 2010, são 43 casas, que atendem a 324 estudantes. Após a fala do reitor, o espaço foi aberto para a participação dos estudantes.

Durante três rodadas, os representantes estudantis apresentaram suas demandas, e o reitor se manifestava ao final de cada rodada, respondendo aos pontos questionados. Entre os principais problemas apontados pelos alunos em seus cursos, estavam a ausência de espaço físico, a carência de laboratórios, a falta de professores, entre outros itens, como a insatisfação com o restaurante universitário. Os estudantes também criticaram a adesão da UFS ao Reuni, Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais.

Ao final da audiência, por solicitação do reitor, os estudantes apresentaram por escrito suas demandas e propostas. O reitor as recebeu, e após analisar os pedidos, irá se pronunciar também por escrito sobre os pontos levantados.

Ascom
comunica@ufs.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online