segunda-feira, 10 de maio de 2010

Micareme reúne tradição, beleza e muita animação em Laranjeiras


Ruas lotadas, euforia e muito suspense do público e dos organizadores dos blocos. Este foi o clima do Micareme 2010, realizado neste fim de semana em Laranjeiras. Durante os desfiles dos blocos pelas principais ruas da cidade, os foliões esbanjaram alegria e amor à agremiação. O vencedor? Nesta festa tão importante do calendário da cultura popular de Laranjeiras não existe vencedor. O julgamento é da própria população e dos vistantes. O destaque desta edição da festa foi a alegria, o incentivo à economia local e ao turismo. O evento tem o apoio da Prefeitura, Governo de Sergipe, Petrobras/Fafen e Ministério do Turismo. 
Na avaliação da prefeita Ione Sobral, o poder público apóia este avento por entender que o Micareme representa a manutenção da cultura popular e reúne famílias, apesar de existir a rivalidade de torcedores. “É muito importante o poder público neste momento apoiar este evento tão garndioso criado pela própria população há 74 anos. Queremos a partir de agora mostrar ao Brasil mais uma manifestação culturtal de Laranjeiras. Para isso, já temos o apoio do Governo do Estado e do Governo Federal, que vão incluir mais este evento do nosso município nas campanhas publicitárias de incentivo ao turismo. Laranjeiras é muito rico e precisa sempre ser conhecido”, afirmou a gestora.  
“O Micareme, festa que reúne tradição e curiosidades é formada por blocos de estilo carnavalesco tocando músicas de frevo e marchinhas. O evento é comemorado há 74 anos e preseva até os dias de hoje a rivalidade entre os blocos, principalmente, Laranjeirense e Bota Fogo. Este ano, a sensação é que a festa foi mais bonita e animada. A Prefeitura de Laranjeiras não mediu esforços e investiu bastante em estrutura e no incentivo financeiro a todos os blocos. Além disso, foi buscar parcerias com o Governo do Estado e Federal para uma ampla divulgação e tantas outras coisas. O resultado foi um povo animado, onde prevaleceu o espírito de brincadeira e tranquilidade”, ressaltou o secretário municpal de cultura, Irineu Fontes.  
Hoje desfilam pelas ruas de Laranjeiras na noite do sábado e do domingo, os blocos Águia de Ouro (amarelo e Branco), Bota Fogo (azul e branco), Laranjeirense (Vermelho e Branco) e Ninho dos Gaviões (vermelho, preto e branco). Também fizeram parte da história do Micareme, os blocos ‘As Malandrinhas’, o ‘Ferro Velho’, ‘Broto do frevo’, ‘As Moreninhas’, Flores de Outrora’ e ‘Mangueira’. No período da festa, os foliões guardam segredos e histórias, a exemplo da confecção das fantasias, as diversas estratégias para descobrir as novidades do bloco rival e a criação de paródias para insultar os oponentes. Mas, o mais curioso é que não existe jurados para eleger quem é o melhor, o mais bonito e o vencedor. Portanto, todos se acham vencedores.
Em décadas passadas, O Micareme era realizado sempre no fim de semana após à Semana Santa, porém, para dar mais tempo de preparação, há alguns anos, a festa acontece em maio. Os participantes mais antigos contam que o micareme está voltando, aos poucos, a ter o mesmo brilho das décadas do século passado, graças ao empenho dos mais jovens, do incentivo dos mais idosos e ao poder público.
 Diego Góes - da equipe Empauta.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online