segunda-feira, 24 de maio de 2010

Obras melhoram infraestrutura da cidade histórica

A atual administração de Laranjeiras vem disponibilizando recursos próprios e buscando parcerias com os governos estadual e federal para a realização de obras e projetos na cidade. O objetivo, de acordo com a prefeita Ione Sobral, é melhorar a qualidade de vida da população e preservando o patrimônio histórico, artístico e cultural. Por toda a extensão do município é possível observar a execução destes serviços. Logo na chegada, bem em frente ao terminal rodoviário, está sendo revitalizada a orla do Rio Cotinguiba, em parceria com o Ministério do Turismo.
“No povoado Mussuca (comunidade quilombola), estamos executando obras de pavimentação a paralelepípedo e saneamento básico em várias ruas”, lista a prefeita. O trabalho realizado pelos operários consiste na substituição do calçamento antigo por um novo, mais resistente. “Para se ter uma ideia do volume de recursos aplicados, o valor do investimento municipal apenas na Rua do Cemitério chega a quase RS 150 mil”, contabiliza Ione Sobral.
No mesmo povoado, a prefeitura, em parceria com o governo federal, através do Ministério do Esporte (Programa Esporte e Lazer na Cidade) está construindo uma quadra de esportes. Estão sendo aplicados mais de R$ 250 mil na obra. A comunidade aguarda ansiosa o término da obra, que será mais um espaço de lazer e entretenimento para crianças, jovens e adultos.

Mais segurançaCom o objetivo de reduzir a violência em Laranjeiras e melhorar os serviços de segurança pública, teve início em fevereiro deste ano a obra de construção de uma delegacia padrão no município, através do programa Sergipe Cidades do governo do Estado.
A obra, que tem previsão de término para outubro deste ano, está orçada em R$ 813 mil. Para garantir o prazo de entrega, os trabalhadores da construção civil trabalham em ritmo acelerado. Segundo a prefeita, a nova delegacia atende a uma reivindicação da comunidade que tem solicitado uma melhor estrutura para a segurança no município.

MonumentaO programa Monumenta executado pelo Ministério da Cultura, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e apoiado pela Unesco, também está realizando obras em Laranjeiras. São diversas frentes de trabalho: reforma da antiga garagem municipal que se transformará em um centro de comercialização; reforma do casarão dos Rollemberg e sobrado ao lado, que será transformado no restaurante universitário do campus cultural da UFS; restauração da pavimentação em pedra calcária da Praça Samuel de Oliveira (praça do mercado); restauração do calçamento da Rua Sagrado Coração de Jesus; restauração do calçadão da Rua Getúlio Vargas, Avenida Municipal, Praça Coronel José de Faro, Praça da República e, em breve, início da construção da Praça Rosalina Ponciano.
O Monumenta já tem proporcionado uma série de resultados que contribuem para o cumprimento do programa de governo, ativando a economia das cidades pela ocupação e geração de renda da população e pela capacitação de mão-de-obra específica. Um dos objetivos do projeto é o de permitir que o patrimônio histórico e artístico com proteção federal tenha suas características restauradas e que, cada vez menos, dependa de recursos federais para sua conservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online