quarta-feira, 19 de maio de 2010

Santa Rosa de Lima intensifica trabalhos contra a dengue


O aumento no volume de chuvas em Sergipe facilita o acúmulo de água limpa e parada nos quintais das residências, nos terrenos baldios e/ou nos locais públicos. Essas características contribuem para a proliferação de um velho e temido conhecido dos sergipanos, o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.
Ciente disso, a Prefeitura Municipal de Santa Rosa de Lima, distante 40 km de Aracaju, tem intensificado os trabalhos para conter a propagação da doença na região. “Santa Rosa é considerado um município de alto risco, por isso realizamos um trabalho de prevenção com a população”, explica a secretária de saúde, Daiane Oliveira.
Em estado de alerta, a secretaria tem realizado ações como mutirões para distribuição de sacos plásticos para lixo e material educativo. “Fazemos também as visitas domiciliares para incentivar que os moradores colaborem e façam sua parte”, completa a secretária.
Além disso, a prefeitura conta ainda com a parceria do governo do estado nas ações de combate a dengue, como explica a secretária Daiane Oliveira. “Fazemos reuniões com os técnicos da Secretaria de Estado da Saúde e com nossos agentes de endemias para traçarmos as estratégias de trabalho”.
Na última reunião ficou decido a intensificação dos trabalhos, a implantação de uma ficha de notificação nos domicílios que sejam referentes ao foco do mosquito no local, bem como a realização de reuniões de conscientização com a comunidade e palestras educativas nas escolas.

Bons resultados – As ações realizadas pela prefeitura têm gerado bons resultados para o município. Dados da Secretaria de Saúde mostram que em 2008 foram registrados 80 casos da doença, número que caiu para 19 em 2009. “A mobilização dos governos tem sido indispensáveis para a diminuição dos casos da doença”, frisa a secretária.
 “Nos dois primeiros meses de 2010 notificamos apenas um caso da doença no município, prova de que nosso trabalho vem dando bons resultados”, comemora Daiane Oliveira, que diz ainda que a meta para este ano é diminuir ainda mais os casos de dengue no município.
empauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online