sexta-feira, 16 de abril de 2010

Acontece hoje abertura do Cineclube em Laranjeiras


Será aberto hoje, às 18 horas, o Cineclube Cândido Aragonez de Faria, em Laranjeiras/SE, que faz parte da rede de Salas de Cinema em Cidades Históricas, uma iniciativa da Secretaria do Audiovisual (MinC) e do Iphan. Em Laranjeiras, a idéia foi acolhida pela Prefeitura Municipal, que disponibilizou o espaço de exibição e tem gerido a implantação do projeto, viabilizando sua existência. As exibições ocorrerão toda sexta-feira, às 18h, no antigo Fórum Levindo Cruz, em Laranjeiras. O prédio, um dos sobrados da antiga Rua Direita, faz parte de seu sítio urbano tombado.





O objetivo da rede é ampliar o acesso da população brasileira à produção audiovisual de qualidade, em condições adequadas de exibição. O debate sobre os filmes é parte fundamental das sessões, porque incentiva a reflexão coletiva e democrática sobre o conteúdo exibido. Com a iniciativa, Laranjeiras volta a ter um espaço de exibição audiovisual, o que não acontecia desde o fechamento do Cine Íris, na década de 1970.
Na programação especial de abertura, o filme Orquestra de meninos (Brasil, 2008), rodado em Sergipe, com locações em Laranjeiras, Aracaju, São Cristóvão e Santo Amaro.
O Cineclube homenageia, em seu nome, Cândido Aragonez de Faria, artista plástico laranjeirense nascido em 1849, que teve papel singular na história do cinema. Após estudar na Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, e trabalhar como chargista, caricaturista e professor de desenho, a partir de 1882 Cândido se estabeleceu em Paris. Lá, criou cartazes para teatro, concertos, circo e, em 1902, produziu o primeiro cartaz da história do cinema, para o filme Les victimes de l'alcoolisme, da célebre Societé Pathé Frères, utilizando a técnica da litografia colorida. Até sua morte, em 1911, Cândido seguiu produzindo uma série de obras do gênero.

Mais informações: www.laranjeiras.se.gov.br
Diego Góes da equipe em pauta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online