quinta-feira, 1 de abril de 2010

Quase tudo pronto para a Caravana do Esporte e da Música


Tudo está se encaminhando de forma organizada para a realização do projeto Caravana do Esporte e da Música, que acontecerá em Propriá no período de 08 a 12 abril, com a mobilização, principalmente, de estudantes e professores. Para garantir o sucesso de mais uma edição do evento em Sergipe, o prefeito Paulo Britto e a primeira-dama do Estado, Eliane Aquino se reuniram com o objetivo de pensar a organização e a logística da estrutura para a montagem dos estandes. Caravana do Esporte e da Música’ é executado através da parceria entre a ESPN Brasil, UNICEF, Instituto Esporte e Educação, de Ana Moser, Instituto Sol da Liberdade, de Daniela Mercury, prefeituras e os governos estaduais.
A primeira-dama fez questão de ressaltar a importância da caravana para a sociedade. “A importância de ter mais uma vez a caravana do esporte e da música é imensa. Primeiro mobilizamos os alunos e professores das redes municipais e estadual, com o objetivo de eles aderirem em massa ao projeto. Em seguida, os monitores da caravana começam a passar toda uma metodologia aos profissionais do magistério de como trabalhar com as crianças, independente de ter um local apropriado ou de ter uma condição de material”, disse Eliane Aquino. 
Eliane mostrou também que os parceiros dos programas gostaram dos resultados obtidos nas duas edições anteriores realizadas no Estado. “Foi um grande sucesso a experiência que tivemos tanto em Canindé do São Francisco quanto em Itabaiana. Por isso, os parceiros tem nos falado que o programa realizado aqui no estado tem sido um dos mais importantes em termos de organização e visibilidade de parceria. Por este motivo, mais uma vez, eles estão vindo para Sergipe”, afirmou. 
Na avaliação do prefeito Paulo Britto, o trabalho é dividido em duas vertentes. “A caravana tem duas funções, a do momento que vai acontecer o evento, onde será feita a mobilização da sociedade, e o mais importante, que é o depois, ou seja, como os professores de Propriá vão aproveitar o que aprenderam para dar continuidade ao trabalho nas escolas. Então, a gente vê essa caravana como uma forma de nos ajudar a diminuir a evasão escolar que também é objetivo do Governo do Estado”,frisou Britto.
No município, a secretária municipal de Educação, Elenice Reis, já se reuniu com todos os diretores de escolas municipais, estaduais e a fundação Bradesco para a realização do credenciamento. Além disso, ela também se reuniu com os pais de alunos para solicitar um envolvimento direto na mobilização dos filhos. “Entendemos que isso é muito importante para a mobilização da comunidade atendida. Os pais também são peça-chave no incentivo que eles darão ao filhos durantes as conversas no próprio lar. A Prefeitura de Propriá e a secretaria municipal de Educação não estão medindo esforços para garantir o sucesso de mais uma edição deste evento em Sergipe”, declarou Elenice Reis.  
Caravana do Esporte - Caravana do Esporte é um projeto social desenvolvido desde 2005 pelo canal ESPN Brasil, em parceria com o UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância, e com o Instituto Esporte e Educação, presidido pela ex-jogadora de vôlei Ana Moser. Em cinco ANOS de projeto, a Caravana do Esporte percorreu 43 cidades das regiões Norte, Nordeste, Centro-oeste e Sudeste do país, com o atendimento de crianças, jovens e professores da rede pública de ensino e lideranças comunitárias em atividades de esporte educacional por meio de jogos educativos para o desenvolvimento humano. Desde 2005, os projetos já atenderam mais de 103 mil crianças e mais de 11.500 professores da rede pública de ensino.

Além do atendimento de crianças e jovens, a equipe da Caravana do Esporte vai promover a Capacitação em Esporte Educacional para 150 professores da rede pública de ensino (professores de educação física, professores de sala de aula, como também lideranças comunitárias que já desenvolvam ou tenham vontade de desenvolver o esporte na escola e na comunidade). 

Caravana da Música – A Caravana da Música é um projeto realizado desde 2007 pelos parceiros Instituto Sol da Liberdade (ISL), presidido pela artista brasileira Daniela Mercury, o canal esportivo ESPN Brasil e o UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância. O projeto surgiu da experiência de Daniela Mercury como embaixadora do UNICEF e de seu profundo conhecimento sobre a realidade social do país. Os parceiros ESPN e UNICEF, que desde 2005 já realizavam o projeto Caravana do Esporte, com atividades de esporte para a educação e o desenvolvimento de crianças e jovens, formataram com o ISL a estratégia de ação social da Caravana da Música com foco em arte e cultura para a educação, por meio de atividades musicais e corporais específicas para cada faixa etária. 

Desde 2007 a Caravana da Música já atendeu diretamente mais de 20 mil crianças e 1.500 professores e educadores da rede pública no Brasil. A proposta do projeto é contribuir para a construção da identidade da criança e do adolescente a partir do desenvolvimento de suas potencialidades através de manifestações artísticas e culturais. A apropriação da música, a oralidade com as cantigas de roda, o folclore regional que guarda a história do país, são instrumentos que fortalecem a auto-estima e a identidade de nosso povo.

2 comentários:

  1. Estou muito feliz em ter participado da capacitação coma Caravana da Música em minha cidade. E parabenizar toda equipe da caravana pelo excelente trabalho desenvolvido durante os três dias da realização do evento.
    Espero, que possamos dar continuidade a esse projeto magnífico, pois dessa forma poderemos juntos, contribuir cada vez mais para a formação de nossas crianças e adolescentes.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito feliz e honrado por ter participado do seminário da Caravana do Esporte e da Música em Propriá Sergipe. Foi uma experiência única pois, pude conhecer novas formas e técnicas do Esporte. Assim como sou professor de Educação Física. Espero participar de outros programas da Caravana assim como os Fóruns, já participei de um em Aracaju e adorei.Um abraço carinhoso a todos vocês

    ResponderExcluir

Usuarios online