segunda-feira, 5 de abril de 2010

Jornalistas de Sergipe são prestigiados em Sessão Especial na CMA


Os jornalistas de Sergipe foram prestigiados com uma Sessão Especial na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta segunda-feira, 5/4, em comemoração ao Dia dos Jornalistas, comemorado no dia 7 de abril. O requerimento para a sessão solene foi de autoria do vereador Elber Batalha Filho (PSB), que todos os anos homenageia a categoria com uma sessão especial para discutirem sobre os problemas que envolvem a classe. Este ano, o tema principal foi o piso e a PEC dos Jornalistas, a qual tem na figura do senador Valadares, o relator da emenda.


Participaram da solenidade o presidente do Sindicato dos Jornalistas (Sindijor), George Washington, Bemvindo Sales, presidente da Associação Sergipana de Imprensa (ASI), a jornalista e colunista social, Sacuntala Guimarães, os jornalistas Habacuque Vilacorte, do Correio de Sergipe e Chico Freire, do Jornal do Dia.

dsc_0026.jpg
O vereador Elber Batalha ressaltou a importância da Câmara Municipal de Aracaju em fazer este debate, prestigiando todos os anos os jornalistas de Sergipe. "É necessário que nós vereadores saibamos ressaltara importância não só da imprensa enquanto instituição, mas a importância do profissional da imprensa enquanto trabalhador e membro de uma cadeia produtiva", alertou.


Em relação a PEC dos Jornalistas, que tramita no Senado Federal, Elber Batalha informou que ela foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e, na última quarta-feira, 31 de março, o senador Valadares, relator da emenda, juntamente com o senador Arruda, apresentaram um requerimento de prioridade para que o projeto seja aprovado antes das eleições. "Este debate vem sendo abraçado pelo PSB com bastante afinco. O nosso presidente de honra, o Senador Valadares é o relator da emenda. Temos que apagar esta infelicidade do Supremo Tribunal Federal. Eles não se aperceberam que por trás de alguns votos, algumas perguntas deveriam ser feitas. A quem interessa essa cassação do diploma?", questionou Elber.

dsc_0028.jpg
O vereador falou também sobre o valor que a população dá a outras categorias e destacou o jornalista profissional. "É necessário que tenhamos um foco. O jornalista sergipano é bom. A qualidade dos trabalhadores de nossa imprensa é excelente. Destacam-se muito os veículos, mas temos que valorizar os profissionais. Ninguém compra jornal porque fulano é o dono, mas sim, porque acreditamos na qualidade dos profissionais que escrevem as matérias. Quero agradecer a todos a oportunidade e espero que haja uma repercussão mais ampla do que foi discutido aqui hoje, e que possamos contribuir para o engrandecimento desta valorosa categoria", disse Elber.


Em seu discurso, o presidente do Sindicato dos Jornalistas, George Washington, falou sobre a decisão do STF e destacou a importância dos parlamentares sergipanos na luta da categoria. "O que o STF fez foi tomar uma decisão que fere a liberdade de organização profissional, em nome de uma falsa liberdade de expressão. Na verdade após a regulamentação do profissional de jornalismo, passou-se a exigir um padrão mínimo de qualidade. Quero destacar a importância do senador Valadares e do vereador Elber Batalha Filho, na aprovação da PEC dos jornalistas e esperamos que possamos resgatar a nossa dignidade".

Bemvindo Sales, presidente da Associação Sergipana de Imprensa, disse que o Supremo Tribunal Federal errou e disse que na verdade, os jornalistas precisam de uma nova lei de regulamentação da profissão. O presidente da ASI também falou sobre suas experiências enquanto presidente da associação e das dificuldades de unir a categoria. "Várias vezes fazemos reuniões e ninguém vai. A classe não é unida, principalmente porque todo mundo está preso e veiculado a alguma empresa ou patrão. Eu lamento que muitos jornalistas ainda se vendam. O principal objetivo da classe hoje é apenas união".

Fonte: CMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online