quarta-feira, 14 de abril de 2010

APESAR DA NOTA DA TV-SERGIPE, SE MURO DESABAR LEVA TORRE E SOTERRA CASAS


Um importante membro da Defesa Civil disse nesta segunda-feira (12) que não há risco da antena de transmissão da TV-Sergipe desabar neste momento, mas explicou que o terreno encharcado está sendo protegido por um muro de contenção, que é uma espécie de alicerce. E foi claro: “se o muro desabar, toda a lama invade as casas e, aí sim, a torre tem risco iminente de cair”.
Segundo ainda a mesma fonte, embaixo da torre existe uma estrutura de alvenaria, onde se detectou uma rachadura. O próprio engenheiro que analisava a torre reconheceu que essa fissura não existia antes. Quando esse período de chuvas passar a Defesa Civil vai pedir uma análise técnica e criteriosa de geólogos, para garantir se a torre da TV realmente está em segurança.
Segundo ainda a Defesa Civil, a terra já fez um corte profundo e deslizou cerca de meio metro, o suficiente para inundar todas as residências que ficam embaixo, caso não haja suporte. Além disso há uma rachadura de aproximadamente 20 centímetros no morro, o que demonstra fragilidade do terreno, em razão das chuvas que caem desde quinta-feira (08).
A Defesa Civil também informou que a população próxima ao morro já foi toda retirada do local e está em casas de parentes. Um deles – José Antônio de Castro – revelou à redação do portal Faxaju Online que estava em uma casa alugada pela emissora.
Direção – A direção da empresa acatou as informações publicada pelos sites como uma “denúncia grave contra a TV-Sergipe”, como se tivesse algum tipo de perseguição contra uma emissora que se mostra poderosa.
Aconteceu um fato, que não foi da vontade da Empresa, e que não poderia deixar de ser comunicado à sociedade. Um dos diretores da TV-Sergipe foi agressivo no desmentido do fato – a iminência da queda da torre – como se a informação prejudicasse alguma coisa a TV-Sergipe, que é vítima do volume de chuvas que cai em Aracaju.
Nesta segunda-feira (12), como se fosse um trunfo, assessores da direção da empresa mostraram a foto publicada na primeira página do Faxaju Online, alegando que a torre estava pendendo para um lado, como se fosse proposital. Na realidade há uma pequena inclinação, decorrente do ângulo provocado por um terreno irregular.
Como disse um dos funcionários da própria empresa, o mais correto seria a TV-Sergipe noticiar o problema com serenidade – como sempre o faz – e ela própria fazer o alerta, além de adotar as providências que a situação pedia, como o fez.
A redação do Faxaju Online lamentou o sensacionalismo do desmentido, quando há um fato concreto, um risco declarado e lamentável, tanto que a própria TV-Sergipe se antecipou em pedir a retirada do pessoal que reside na base do morro: “a impressão maior é que o objetivo da emissora era esconder o fato, ao invés de ser o primeiro a noticiá-lo, com o tom de quem é vítima de um lamentável incidente provocado pelas fortes chuvas”, disse o redator chefe do portal, Munir Darrage.

Fonte: Faxaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online