terça-feira, 6 de abril de 2010

Itaú Cultural e a Sociedade Semear promovem evento sobre Literatura



Prosa, poesia e a crítica literária são temas do mini-curso promovido pelo Itaú Cultural em 
parceria com a Sociedade Semear

O objetivo da atividade - totalmente gratuita - é discutir o panorama da atual produção literária na prosa, na poesia e suas relações com a crítica literária. A atividade faz parte do Rumos Literatura 2010-20211, programa de apoio a projetos na área de ensaio ou crítica literária, que tem suas inscrições abertas até o próximo dia 31 de julho. Saiba tudo sobre o edital Rumos acessando www.itaucultural.org.br/rumos e o blogwww.itaucultural.org.br/blogdorumos .
 
Palestrantes:
- Flávio Carneiro, escritor, roteirista, crítico literário, professor de Literatura. Suas mais recentes publicações são o romance A Confissão e o livro de crônica Passe de Letra: futebol & literatura.
- Wilberth Salgueiro, mestre e doutor em Letras pela UFRJ, autor do livro Forças & formas: aspectos da poesia brasileira contemporânea (dos anos 70 aos 90), entre outros.

Programação
. terça, 13 de abrildas 18h às 22h
tema: 
Crítica & ficção no Brasil: uma leitura do presente com Flávio Carneiro.
O propósito do curso é discutir algumas questões sobre o exercício de uma crítica literária que se arrisca a falar não apenas de obras e autores canônicos mas do que está sendo produzido hoje no Brasil na área de ficção. Os princípios norteadores dessa crítica, seus critérios, seus recortes são alguns dos pontos tratados, juntamente com a apresentação de um mapeamento da ficção brasileira atual.
 
. quarta, 14 de abrildas 18h às 22h
tema 
Crítica de poesia: tiques, toques e truques com Wilberth Salgueiro.
O curso se propõe a apresentar um instrumental crítico e teórico para que o leitor de poesia possa firmar critérios e valores próprios e, daí, apreciar a força e a forma de uma obra poética. A exposição do instrumental se dará em paralelo a análises de poemas brasileiros contemporâneos, sobretudo a partir da década de 1980.
Serviços
LOCAL: Sociedade Semear - Auditório - Rua Vila Cristina, 148 / Aracaju (SE).DATA: 13/04, terça-feira e 14/04, quarta-feira.
HORÁRIO: das 18h às 22h.
VAGAS: 50 pessoas (por atividade)
INSCRIÇÕES GRATUITAS: pelo telefone (79) 
3214-5800 ou pessoalmente no própio local do evento: procurar Ângela, das 08h às 12h e das 14h às 18h.
ATIVIDADE COM CERTIFICADO, para quem cumprir ao menos 75% da carga horária.

Mais informações 
itaucultural@comunicacaodirigida.com.br | Tel (11) 8405-4664

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online