terça-feira, 27 de abril de 2010

Mostra Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto - Encontros e Práticas em Aracaju


Acontece no dia 30 de abril, a Mostra “Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto – Encontros e Práticas em Aracaju”, quando multiplicadores e praticantes do método criado pelo teatrólogo Augusto Boal se reúnem para discutir seus saberes e práticas. Na ocasião será apresentada uma peça teatral “Fora preconceito” com atuação de um dos grupos de Teatro do Oprimido de Aracaju. Ao final da apresentação alguns espectadores serão convidados asubir no palco e, trocando de lugar com o protagonista, mostrar alternativas aos problemas encenados. O espectador da sessão de Teatro-Fórum (espect-ator) não é um consumidor do bem cultural, mas sim um ativo interlocutor que é convidado a assumir o papel do oprimido e/ou de seus aliados para interagir na ação dramática de maneira a apresentar alternativas para transformar a realidade – ser ator de sua própria vida.

A programação da Mostra conta ainda com: o lançamento do livro póstumo do teatrólogo e ensaísta Augusto Boal, A Estética do Oprimido, considerado o testamento artístico do autor; uma exposição de produtos artísticos produzidos pelos grupos locais, palestras, exibição de um curta metragem. No dia anterior (29/4) os praticantes do Teatro do Oprimido em Aracaju participam de uma oficina teórica e prática da Estética do Oprimido ministrada pelos curingas do Centro de Teatro do Oprimido (www.cto.org.br).

As atividades do evento integram o "Projeto Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto", cujo objetivo é a capacitação e acompanhamento de novos multiplicadores do método Teatro do Oprimido em dezoito estados brasileiros e quatro países da África lusófona (Moçambique, Guiné-Bissau, Senegal e Angola), é uma realização do Centro de Teatro do Oprimido com patrocínio do Ministério da Cultura por intermédio do Programa Cultura Viva.

PROGRAMAÇÃO – 30 DE ABRIL, SEXTA-FEIRA

17:00h - Abertura da exposição

18:00h – Abertura com palavra de Monique Rodrigues, curinga do Centro de Teatro do Oprimido (CTO)seguido de exibição de curta metragem sobre as atividades do Projeto Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto no Brasil e na África lusófona.

18:30h – Lançamento do livro A Estética do Oprimido, com palestra de Geo Britto, sociólogo e curinga do CTO, a respeito da aplicação desta técnica no Projeto.

19:00h – Apresentação de Sinestesia do Poema com o Grupo Nova Imagem.

19:30h – Apresentação da peça “Fora Preconceito” com o grupo Dilemas da Vida, seguido de Teatro-Fórum. Sinopse: A peça retrata a história real de Amélia, usuária da saúde mental, que possui grande desejo de ser pintora. Contudo, ao tentar se matricular na Escola de Artes da cidade é surpreendida pelo preconceito de João, professor da escola, que a impede de entrar no curso quando descobre que Amélia é usuária de um Caps (Centro de Atenção Psicossocial). Para João e grande parte dos alunos dizem que “maluco” não tem o direito de estar cursando uma escola tradicional. Sobre o Grupo: O grupo Dilemas da Vida existe há um ano e é formado por usuários do Caps Liberdade.   

20:30h – Coquetel

O CENTRO DE TEATRO DO OPRIMIDO

Surgido em 1986, o Centro de Teatro do Oprimido (CTO) é um centro de pesquisa e difusão, que desenvolve metodologia específica do Teatro do Oprimido em laboratórios e seminários, ambos de caráter permanente, para revisão, experimentação, análise e sistematização de exercícios, jogos e técnicas teatrais. Nos laboratórios e seminários são elaborados e produzidos projetos sócio-culturais, espetáculos teatrais e produtos artísticos, tendo como alicerce a Estética do Oprimido. A filosofia e as ações desta instituição visam à democratização dos meios de produção cultural, como forma de expansão intelectual de seus participantes, além da propagação do Teatro do Oprimido como meio, da ativação e do democrático fortalecimento da cidadania. O CTO implementa projetos que estimulam a participação ativa e protagônica das camadas oprimidas da sociedade, e visam à transformação da realidade a partir do diálogo e através de meios estéticos. Dessa forma o CTO desenvolve projetos na área da educação, saúde mental, sistema prisional, pontos de cultura, movimentos sociais, comunidades, entre outros. Por conta de sua natureza humanística e do potencial do Teatro do Oprimido, está atuante em todo o Brasil e em países como Moçambique, Guiné Bissau, Angola e Senegal.

SERVIÇO

Evento: Mostra Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto - Encontros e Práticas em Aracaju
Local: Auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória
Endereço: Rua Dr. Leonardo Leite s/n°, 13 de Julho
Tels: 3179-1907 e 3179-1935
Capacidade de público: 160 pessoas
Horário: 17 às 20h
Classificação indicativa: LIVRE
ENTRADA FRANCA

ATENDIMENTO À IMPRENSA

Ney Motta | Centro de Teatro do Oprimido
Assessor de Comunicação
(21) 2539-2873 e 8718-1965

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online