terça-feira, 27 de abril de 2010

Trade turístico conhece potencialidades de Santana do São Francisco


Fomentar o turismo em um município é buscar a valorização dos atrativos naturais, do patrimônio cultural, incluindo a gastronomia, artesanato e outras manifestações culturais locais, gerando assim oportunidade de benefícios para a comunidade local.

Prefeito Ricardo Roriz apresenta projetos estruturais voltados ao turismo
Ciente disso, a Prefeitura de Santana do São Francisco tem trabalhado para promover tal área na região, criando projetos que irão revitalizar os locais turísticos do município, bem como a criação de novas áreas que irão agregar as potencialidades locais.
“Já conseguimos o aval para a construção da Orla de Santana do São Francisco e da Vila do Artesão. Este último irá agregar a moradia dos artesões, além do centro de artesanato aberto ao público. Serão locais para promover o nosso turismo”, explica o prefeito Ricardo Roriz (PT).
Segundo ele, os projetos já foram aprovados e, inclusive, parte da verba liberada. “Como somos dependentes da burocracia do nosso país, precisaremos de um pouco de tempo ainda. Mas o sonho de transformar o nosso município em um roteiro turístico já é realidade”, comemora o gestor.
Os artesões do município estão muito satisfeitos com a novidade. “Os turistas são os maiores responsáveis por adquirir os nossos produtos, e se Santana fizer parte do roteiro deles será muito importante para divulgar o nosso trabalho”, aposta o artesão Gilmar Moura, que sustenta a família com a renda que recebe da venda do seu artesanato.

Incentivo - Na última sexta-feira (23), representantes da Empresa de Turismo de Sergipe (Emsetur) e empresários do trade turístico sergipano estiveram em Santana do São Francisco para conhecer as potencialidades do município e dessa forma incluí-lo no roteiro do turismo receptivo do estado.
A visita foi uma solicitação do prefeito Ricardo Roriz e teve início com uma apresentação dos projetos turísticos que serão realizados na cidade. Depois o grupo seguiu para a visitação dos pontos onde serão implantados os projetos.
Como Santana do São Francisco é um dos locais que mais produzem artesanato feito com barro no Brasil, a intenção da prefeitura é explorar essa característica. O grupo também visitou cerâmicas e conheceu todo o processo de fabricação das peças. 

José Roberto e empresários observam peças produzidas pelos artesãos locais
“Só hoje saíram cinco caminhões com artesanato produzido aqui no município e que será vendido em outros estados como se foram produzidos lá. Queremos acabar com isso. Nossos artesões merecem receber o mérito pela arte que produzem”, frisou Roriz.
O diretor-presidente da Emsetur, José Roberto, avaliou como essencial a visita feita em Santana. “Hoje tivemos a oportunidade de conhecer as potencialidades daqui e percebemos que não faltam motivos para incluir a cidade em nosso roteiro turístico”.
José Roberto garantiu que essa é a intenção da Emsetur e que em breve será posta em prática. “Com o apoio dos empresários do setor e da Prefeitura Municipal, o sonho da população local será transformado em realidade”, assegurou.

Parcerias – E o que não faltou durante a visita foi demonstrações de apoio à iniciativa da prefeitura. “O que a administração de Santana do São Francisco fez hoje foi um passo ímpar para o desenvolvimento da região, e no que depender de mim o município terá todo o apoio”, afirmou o represente da Nozes Tour, Hamilton Nascimento.
A Nozes Tour realiza passeios turísticos em Sergipe, e depois de conhecer as belezas naturais e culturais de Santana, pretende incluir o município em seu roteiro. “Se tivermos o devido apoio, a cidade será mais um ponto do estado onde os nossos turistas farão o passeio de catamarã”, garante.
Hamilton Nascimento ainda parabenizou o prefeito pela iniciativa. “Santana está de parabéns. E como boas ideias devem ser copiadas, espero que essa atitude de Ricardo Roriz incentive outros prefeitos da região. Quem sabe em um futuro próximo teremos todo o Baixo São Francisco incluso nesse roteiro”.  
 Fotos Luiza Sampaio/Empauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online