segunda-feira, 12 de abril de 2010

TV SERGIPE DIZ QUE NÃO HÁ RISCO DA TORRE CAIR. GRUPO DE EMERGÊNCIA DIZ QUE SIM


Um dos diretores da TV-Sergipe entrou em contato com a redação do Faxaju Online e achou exagerada a informação divulgada pelo portal de que a torre de transmissão da emissora estivesse por um fio, como foi posta a manchete. A direção da TV-Sergipe diz que não há risco de desmoronamento da torre transmissora da televisão, porque ela está fincada numa área segura do morro.




O deputado federal Albano Franco (PSDB), proprietário da emissora, também disse que desde cedo entrou em contato com os órgãos de emergência do Governo e providenciou reunião, inclusive com representantes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, além de um corpo de engenheiros, para que juntos definam ações imediatas para evitar uma catástrofe que atinja o pessoal residente nas encostas. 

Segundo uma fonte da Defesa Civil, alguns moradores deixaram o local conscientes do risco provocado pelo desmoronamento do Morro da TV. Comunicou que até pode haver uma intervenção dos setores de segurança, para retirar o pessoal que resiste em permanecer em suas casas: “isso será para o bem deles”, disse.

Albano Franco admitiu que em conseqüência das fortes chuvas que caem na região, que provocou o encharcamento do morro, pode ir cedendo e cobrir as casas localizadas nas encostas. Acrescentou que essas residências estão fora da área de propriedade da emissora de televisão e que a iniciativa da TV-Sergipe é evitar danos maiores, embora não seja uma obrigação da empresa, já que o risco acontece em via pública.

Risco sim – Um dos coordenadores do Grupo de Emergência montado pelo Governo para evitar maiores danos com o excesso de chuvas que cai em Aracaju, disse que a maior preocupação da Defesa Civil, neste momento, é o chamado Morro da TV: “vamos ficar monitorando a área por 24 horas, para evitar uma catástrofe”, disse.  

O coordenador voltou a afirmar que há risco iminente da torre de transmissão da TV ser arrastada pela lama, quase haja um desmoronamento do morro da TV: “quem chega ali em cima fica com medo”, disse.
Segundo a mesma fonte, a Defesa Civil fez um teste primário no morro, ao fixar vidro e papel no terreno encharcado. A resposta foi imediata: “tanto o vidro e o papel mostraram, através de rasgões e fissuras, que o terreno estava cedendo, com uma certa velocidade”.

Disse ainda que a pressão do que vem descendo do terreno está no muro de contenção construído um pouco abaixo do terreno: “se o muro cede haverá o deslizamento de lama que pode encobrir todas as casas que ficam abaixo, exatamente onde a defesa civil retira o pessoa”.

Explicou que nesse deslizamento deve arrastar a torre da TV, porque já existem baixas na área em que o terreno está cedendo.

A reportagem do Faxaju Online esteve no local e, além de conversar com moradores – alguns tomavam uma cervejinha – fotografou toda a área. Lonas pretas cobriam grande parte do morro. Segundo informação do Corpo de Bombeiros, estava encoberta apenas a parte mais encharcada: “é uma medida paliativa”.

Uma equipe de engenheiros participou da reunião entre diretores da empresas e membros da equipe de emergência do Governo. A partir de hoje iniciam um trabalho de estudo e execução de projeto para evitar danos. A TV-Sergipe está disposta a contratar uma empresa de engenharia para atuar diretamente na área e evitar deslizamento, além de preservar a estrutura física da sede, que não será atingida, como evitar danos à população.
Moradores – Na reunião que houve entre a direção da TV-Sergipe e órgãos de emergência do Governo, em relação ao morro da TV que está cedendo às águas, foi colocar à disposição dos moradores que residem às margens do morro caminhões para esvaziar as casas e colocá-las e outras alugadas pelas empresas.

Segundo informação de uma das pessoas que participou da reunião, alguns moradores já deixaram o local, mas alguns permanecem em suas casas, como é o caso do aposentado José Silveira, residente da casa 227, ex-vigilante do Jornal da Cidade, que quer deixar o local mas “preciso saber se vou ser indenizado”.

A senhora Maria Aparecida, que mora na casa 334, também fala em indenização. Apenas um morador estava retirando móveis de sua casa, em caminhão cedido pela emissora de TV, para ocupar outra residência. O morador José Antônio das Chagas já está em outra casa alugada, mas se encontrava no local, conversando com um amigo que não sai.

Esses moradores que estão sendo retirados do local ficam em uma das ruas às margens do morro, bem próximo ao muro de contenção, que está segurando o volume de areia que desce do alto. Localiza-se um pouco acima da avenida Visconde de Maracaju (hoje Juscelino Kubitschek).

Já o pessoal que reside à direita do prédio de TV, bem na subida do morro, não corre nenhum risco e seque foi avisado da possibilidade de desmoronamento, que atingiria realmente o lado direito onde se encontra construída a seda, na localidade Alto da TV, no bairro Cidade Nova.

Fonte: Faxaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online