segunda-feira, 12 de abril de 2010

Santana do São Francisco recebe o Bem Mulher

 O último sábado (10), foi de muita prevenção e cuidados com a saúde para as mulheres de Santana do São Francisco, município localizado a 132 km de Aracaju. A região recebeu o programa Bem Mulher, uma iniciativa do governo estadual, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que contou com a parceria da prefeitura.
O objetivo do projeto é desenvolver estratégias que contribuam para a redução da mortalidade e das repercussões físicas, psíquicas e sociais causadas pelo câncer do colo do útero e de mama, desenvolvendo ações para a prevenção de tais doenças.
“É a primeira vez que o Bem Mulher vem à cidade e já ultrapassamos a nossa meta de 200 atendimentos. As consultas são direcionadas às mulheres que têm entre 25 e 50 anos, faixa etária que tem uma maior predisposição para adquirir tais doenças”, explica uma das coordenadoras do evento e referência técnica da saúde da mulher da SES, Adriana Leal.
O programa é gerenciado pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa) leva toda uma estrutura com consultórios onde as pacientes são atendidas individualmente, pois o programa preza pela humanização e respeito delas. Durante o dia é realizado exames além dos exames de lâmina e mama, os encaminhamentos para mastologia, inserção do DIU, laqueadura e teste rápido de HIV.
A coordenadora salienta ainda que o Bem Mulher faz questão de potencializar o conhecimento das mulheres, por isso o evento também traz oficinas que tratam sobre doenças sexualmente transmissíveis e planejamento familiar. “É obrigatório a participação de todas as pacientas nessas oficinas, porque queremos que elas estejam conscientes de seus direitos e deveres”, destaca.
Além dos exames e das oficinas, o Bem Mulher também oferece as mulheres que participam do evento os medicamentos necessários para as que apresentarem alterações nos exames ginecológicos. No ano passado, o programa atendeu 28 municípios sergipanos. Em 2010, Santana do São Francisco é a 6º cidade atendida pelo Bem Mulher.

Incentivo A autônoma, Tama Onorato, 35, esteve no evento para realizar o exame de lâmina que ela faz anualmente e se mostrou muito satisfeita com o atendimento. “Eu faço esse exame todos os anos, mas costuma ser um pouco mais complicado porque tenho que esperar vaga no posto de saúde ou fazer particular. Aqui, além da rapidez no atendimento eu tive a certeza de que sairia com a consulta realizada”, frisou Tama.
Ela acredita que o programa faz com que algumas mulheres que não se preocupam muito com a saúde realizem os exames. “Como aqui é tipo um mutirão, serve como um incentivo para elas. Eu escutei muita gente na fila comentando que só veio porque as amigas vieram e assim ficava mais fácil”, conta.
Muitas mulheres realizavam os exames pela primeira vez. É o caso da dona de casa Rita Barbosa, 30, que nunca havia feito o exame clínico de lâmina ou de mama. “Essa foi uma ótima oportunidade para mim e tenho certeza que para outras mulheres também. Fiz o exame e também aprendi a me cuidar melhor, prestar mais atenção na minha saúde. O programa está de parabéns”. 

ParceriaO que faz a diferença no programa Bem Mulher é a parceria que ele encontra nos municípios, e isso mereceu destaque em Santana do São Francisco. De acordo com a coordenadora Adriana Leal, a participação da prefeitura foi o grande diferencial para o sucesso. “O estado só traz o programa para a cidade que realmente mostra interesse em somar forças e Santana trabalhou brilhantemente nesse sentido”, enfatizou.                                                             
A primeira dama do município, Renata Roriz, explica que o município disponibilizou transporte para as mulheres que moram em lugares mais distantes, além de ter sido responsável pelo local do evento, estrutura e lanche e divulgação. “Nós espalhamos faixas por toda cidade e também pelos povoados e trabalhamos no boca a boca para trazer o maior número de mulheres possível”. 
De acordo com a primeira dama, a parceria com o estado foi muito válida. “Trazer o Bem Mulher para Santana foi uma conquista valiosa. Estamos mostrando as nossas mulheres que elas são donas do próprio corpo. É a emancipação feminina. Eu (mulher), cuidando de mim”, frisa Renata Roriz.
O prefeito do município, Ricardo Roriz, também esteve presente no Bem Mulher e se mostrou bastante satisfeito com resultado que o programa estava tendo no município. “Nós já temos esse cuidado com as mulheres, mas em menor escala. A vinda do projeto atinge um maior número de mulheres e demonstra a nossa preocupação com o bem-estar delas”, esclarece o prefeito.
O gestor aproveita a oportunidade para avisar que a parceria com o governo do estado tem gerado outros bons frutos. “No mês de maio teremos a inauguração de duas clínicas de saúde em Santana. É a união do estado e do município para a melhoria da qualidade de vida da nossa população”.
Os resultados dos exames feitos no Bem Mulher serão entregues à Prefeitura Municipal no prazo de 30 dias, e é a administração que será responsável por entregar essas exames às pacientes. Quando for necessário que a mulher tenha algum tipo de acompanhamento médico, é também a prefeitura que garantirá o transporte das mulheres para Aracaju para ser realizado o tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online