- Foto: Marco Vieira / ASN
- Foto: Marco Vieira / ASN
- Foto: Marco Vieira / ASN
- O superintendente da Infraero em Sergipe, Luiz Alberto Bittencourt / Foto: Wellington Barreto / ASN
- Jorge Santana, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo / Foto: Ascom / Sedetec
- José Roberto Lima, diretor presidente da Emsetur / Foto: Wellington Barreto / ASN
- Sérgio Araújo, do Aracaju Conventions e Visitors Bureau / Foto: Marcos Rodrigues / ASN
- O empresário José Hamilton / Foto: Marcos Rodrigues / ASN
- Os turistas paulistas Simão Mansur e Ivany Henriques / Foto: Marcos Rodrigues / ASN
- O visitante baiano Pauo Sintra e família / Foto: Marcos Rodrigues / ASN
* Por Igor Matheus, repórter da ASN
Os números não mentem: as ações de turismo lideradas pelo Governo de Sergipe estão fazendo do estado um lugar cada vez mais visitado. De acordo com dados da Infraero, o fluxo de passageiros embarcados e desembarcados no Aeroporto de Aracaju em 2009 foi cerca de 9% maior do que o mesmo índice de 2008. Só em relação ao segundo semestre, o crescimento foi de 30% em relação ao ano mesmo período do ano antecedente. Os dados agregam ainda uma marca inédita: pela primeira vez no estado, o total anual de passageiros foi superior a 700 mil.
Segundo o superintendente da Infraero em Sergipe, Luiz Alberto Bittencourt, o fomento ao turismo está entre os principais fatores estimulantes desses indicadores. “A atual conjuntura econômica do estado e o acréscimo de dois novos vôos, iniciados em abril, são causas importantes. Mas também é preciso destacar as iniciativas do Estado para o setor turístico. Elas influíram muito para o crescimento, que foi muito alto em relação ao ano e ainda mais significativo em relação ao segundo semestre”, disse.
Diálogo e desenvolvimento
Jorge Santana, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo, destacou a posição do Governo de Sergipe como indutor do desenvolvimento turístico. “O Estado desempenha seu papel não apenas investindo em infra-estrutura, como provam as obras rodoviárias da Rota do Sertão e das pontes do litoral sul, mas também firmando parcerias com o trade turístico para a promoção do destino. Sob a coordenação da Emsetur [Empresa Sergipana de Turismo], diversas ações de promoção como anúncios, feiras, mídia compartilhada junto a operadoras, entre outras, têm papel decisivo no crescimento do fluxo turístico”, declarou.
Santana tambem sintetizou a forma como o Estado e as parcerias estão conduzindo a promoção de Sergipe como ponto turístico. “A estratégia é justamente manter os investimentos de promoção do destino ao longo do ano, procurando minimizar as naturais quedas na chamada baixa estação. Não temos dúvidas de que essa política será exitosa, tendo em vista os resultados que começaram a ser alcançados desde setembro do ano passado a partir de firmes parcerias com grandes operadoras nacionais”.
O secretário também destacou a importância da união do Estado com o empresariado do setor de turismo. “As parcerias são fundamentais, pois o protagonista do turismo é o trade, em particular o empresariado. E tanto para o Governo quanto para o setor, nunca esteve tão clara a importância e o significado da atuação conjunta. O Governo tem tido a humildade de ouvir muito e examinar as pesquisas que são feitas com os turistas para, a partir daí, definir estratégias e investimentos, sem cometer os mesmos equívocos que muitos outros cometeram ao longo dos anos”, ressaltou.
Oferta maior; procura maior ainda
De acordo com José Roberto Lima, diretor-presidente da Emsetur, o intenso movimento aeroportuário do segundo semestre de 2009 se alinha com duas estratégias de fomento turístico desenvolvidas pelo Governo de Sergipe a partir de meados de setembro. “A primeira corresponde ao projeto ‘Embaixadores de Sergipe’, iniciativa que visa capacitar agentes de viagem a vender Sergipe como destino em pontos de emissão de turistas. Locais como Belo Horizonte, São Paulo e Brasília já foram contemplados com a ação. A segunda iniciativa foi a retomada da mídia compartilhada, uma parceria entre Governo, setor hoteleiro sergipano e a empresa de turismo CVC para promover o estado e gerar aumento do fluxo de turistas”, detalhou.
Segundo Sérgio Araújo, presidente em exercício da fundação Aracaju Conventions & Visitors Bureau (organização centrada na promoção da capital sergipana como destino turístico), o nível de ocupação de turismo em Sergipe cresceu mesmo com o aumento significativo da oferta, que corresponde ao acréscimo de mais de 1,5 mil leitos ao longo dos últimos anos. O dirigente também reforçou a importância das ações lideradas pelo Estado para alavancar o turismo sergipano.
“Hoje há mais diálogo para se discutir todos os mecanismos necessários para atração de turistas. E graças a ações como os planos de mídia compartilhada, com divulgação em veículos de circulação nacional, tivemos em dezembro um fluxo turístico nunca visto no Estado. Só pela empresa CVC, registramos cerca de 5 mil diárias em Aracaju. Nos 15 principais hotéis da capital, por exemplo, 90% das vagas já estão ocupadas. E com o início do Pré-Caju, esse índice será ainda maior”, enumerou.
Ainda segundo Araújo, as expectativas para 2010 são as melhores possíveis. “Esperamos um aumento de cerca de 10% do turismo de lazer, e essa é nossa estimativa mínima. O que nos faz acreditar em excelentes números também é a alta quantidade de eventos previstos para a capital esse ano”, declarou.
O presidente da Emsetur tambem projeta um ano ainda melhor para o setor. “Esperamos, no mínimo, que o índice de movimento no aeroporto seja o mesmo, o que nos fará ultrapassar a marca dos 800 mil passageiros. Para garantir isso, temos um plano de marketing que contará com recursos do Ministério do Turismo da ordem de 3,5 milhões. A ação compreenderá divulgação em rádios, jornais, revistas e ações de comercialização”.
Grata surpresa
O esforço contínuo de fazer com que Sergipe seja uma força turística no Nordeste é claramente percebido pelos protagonistas do setor turístico: o empresariado e os próprios visitantes. Proprietário de um dos mais bem freqüentados restaurantes da capital, o empresário José Hamilton Santana comemora a excelente fase do estabelecimento e do mercado em geral.
“A frequência que tivemos em 2009 é superior à que tivemos nos três anos anteriores somados. E passamos a receber aqui um tipo de turista que usualmente não recebemos, como gente vinda de Mato Grosso, Acre, Amapá, Roraima. Além disso, o movimento começou antes do previsto. Se antes o fluxo turístico começava geralmente depois do Natal, nesse último ano ele começou um pouco antes. Está maravilhoso pra nós”, disse.
Santana também destacou o papel do Governo do Estado como promotor desse desenvolvimento. “O Governo está fazendo a parte dele. Com a mídia que vem fazendo em diversas revistas nacionais e com a infraestrutura que está garantindo, tudo fica mais fácil. A partir disso é que entramos, investindo em mão de obra qualificada e oferecendo ao turista tudo o que ele procura”.
E pela opinião sempre positiva dos visitantes, a busca tem sido bem sucedida. Para o engenheiro paulista Simão Mansur, que veio com a família, sua estadia em Sergipe está sendo surpreendente. “Conhecemos o Nordeste todo. E decidimos que, desta vez, deveríamos conhecer o único estado que não tínhamos visitado: Sergipe. Não esperávamos encontrar em Aracaju uma capital tão limpa, bem arrumada, estruturada. Está entre as melhores do Nordeste, e com toda a certeza, voltaremos mais vezes pra cá”. Sua esposa, Ivany Henriques, reforçou a satisfação. “Estamos adorando Aracaju. A Orla, por exemplo, é simplesmente maravilhosa, a mais bonita que já vimos. Quando sairmos, vamos recomendar Sergipe e sua capital pra todo mundo”.
A infraestrutura turística do estado também surpreende a quem já está familiarizado a vir para cá. Para o industrial baiano Paulo Sintra, visitante freqüente, Sergipe está cada vez mais preparado para receber quem vem de fora. “Aracaju é a única capital do Nordeste que reúne atributos de cidade grande com tranquilidade de cidade pequena, tudo isso com custo de vida baixo. Além, é claro, do excelente atendimento, que é tudo o que um turista procura. Por essas e outras é que, atualmente, acho que a melhor capital do Nordeste está em Sergipe”.
Os números não mentem: as ações de turismo lideradas pelo Governo de Sergipe estão fazendo do estado um lugar cada vez mais visitado. De acordo com dados da Infraero, o fluxo de passageiros embarcados e desembarcados no Aeroporto de Aracaju em 2009 foi cerca de 9% maior do que o mesmo índice de 2008. Só em relação ao segundo semestre, o crescimento foi de 30% em relação ao ano mesmo período do ano antecedente. Os dados agregam ainda uma marca inédita: pela primeira vez no estado, o total anual de passageiros foi superior a 700 mil.
Segundo o superintendente da Infraero em Sergipe, Luiz Alberto Bittencourt, o fomento ao turismo está entre os principais fatores estimulantes desses indicadores. “A atual conjuntura econômica do estado e o acréscimo de dois novos vôos, iniciados em abril, são causas importantes. Mas também é preciso destacar as iniciativas do Estado para o setor turístico. Elas influíram muito para o crescimento, que foi muito alto em relação ao ano e ainda mais significativo em relação ao segundo semestre”, disse.
Diálogo e desenvolvimento
Jorge Santana, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo, destacou a posição do Governo de Sergipe como indutor do desenvolvimento turístico. “O Estado desempenha seu papel não apenas investindo em infra-estrutura, como provam as obras rodoviárias da Rota do Sertão e das pontes do litoral sul, mas também firmando parcerias com o trade turístico para a promoção do destino. Sob a coordenação da Emsetur [Empresa Sergipana de Turismo], diversas ações de promoção como anúncios, feiras, mídia compartilhada junto a operadoras, entre outras, têm papel decisivo no crescimento do fluxo turístico”, declarou.
Santana tambem sintetizou a forma como o Estado e as parcerias estão conduzindo a promoção de Sergipe como ponto turístico. “A estratégia é justamente manter os investimentos de promoção do destino ao longo do ano, procurando minimizar as naturais quedas na chamada baixa estação. Não temos dúvidas de que essa política será exitosa, tendo em vista os resultados que começaram a ser alcançados desde setembro do ano passado a partir de firmes parcerias com grandes operadoras nacionais”.
O secretário também destacou a importância da união do Estado com o empresariado do setor de turismo. “As parcerias são fundamentais, pois o protagonista do turismo é o trade, em particular o empresariado. E tanto para o Governo quanto para o setor, nunca esteve tão clara a importância e o significado da atuação conjunta. O Governo tem tido a humildade de ouvir muito e examinar as pesquisas que são feitas com os turistas para, a partir daí, definir estratégias e investimentos, sem cometer os mesmos equívocos que muitos outros cometeram ao longo dos anos”, ressaltou.
Oferta maior; procura maior ainda
De acordo com José Roberto Lima, diretor-presidente da Emsetur, o intenso movimento aeroportuário do segundo semestre de 2009 se alinha com duas estratégias de fomento turístico desenvolvidas pelo Governo de Sergipe a partir de meados de setembro. “A primeira corresponde ao projeto ‘Embaixadores de Sergipe’, iniciativa que visa capacitar agentes de viagem a vender Sergipe como destino em pontos de emissão de turistas. Locais como Belo Horizonte, São Paulo e Brasília já foram contemplados com a ação. A segunda iniciativa foi a retomada da mídia compartilhada, uma parceria entre Governo, setor hoteleiro sergipano e a empresa de turismo CVC para promover o estado e gerar aumento do fluxo de turistas”, detalhou.
Segundo Sérgio Araújo, presidente em exercício da fundação Aracaju Conventions & Visitors Bureau (organização centrada na promoção da capital sergipana como destino turístico), o nível de ocupação de turismo em Sergipe cresceu mesmo com o aumento significativo da oferta, que corresponde ao acréscimo de mais de 1,5 mil leitos ao longo dos últimos anos. O dirigente também reforçou a importância das ações lideradas pelo Estado para alavancar o turismo sergipano.
“Hoje há mais diálogo para se discutir todos os mecanismos necessários para atração de turistas. E graças a ações como os planos de mídia compartilhada, com divulgação em veículos de circulação nacional, tivemos em dezembro um fluxo turístico nunca visto no Estado. Só pela empresa CVC, registramos cerca de 5 mil diárias em Aracaju. Nos 15 principais hotéis da capital, por exemplo, 90% das vagas já estão ocupadas. E com o início do Pré-Caju, esse índice será ainda maior”, enumerou.
Ainda segundo Araújo, as expectativas para 2010 são as melhores possíveis. “Esperamos um aumento de cerca de 10% do turismo de lazer, e essa é nossa estimativa mínima. O que nos faz acreditar em excelentes números também é a alta quantidade de eventos previstos para a capital esse ano”, declarou.
O presidente da Emsetur tambem projeta um ano ainda melhor para o setor. “Esperamos, no mínimo, que o índice de movimento no aeroporto seja o mesmo, o que nos fará ultrapassar a marca dos 800 mil passageiros. Para garantir isso, temos um plano de marketing que contará com recursos do Ministério do Turismo da ordem de 3,5 milhões. A ação compreenderá divulgação em rádios, jornais, revistas e ações de comercialização”.
Grata surpresa
O esforço contínuo de fazer com que Sergipe seja uma força turística no Nordeste é claramente percebido pelos protagonistas do setor turístico: o empresariado e os próprios visitantes. Proprietário de um dos mais bem freqüentados restaurantes da capital, o empresário José Hamilton Santana comemora a excelente fase do estabelecimento e do mercado em geral.
“A frequência que tivemos em 2009 é superior à que tivemos nos três anos anteriores somados. E passamos a receber aqui um tipo de turista que usualmente não recebemos, como gente vinda de Mato Grosso, Acre, Amapá, Roraima. Além disso, o movimento começou antes do previsto. Se antes o fluxo turístico começava geralmente depois do Natal, nesse último ano ele começou um pouco antes. Está maravilhoso pra nós”, disse.
Santana também destacou o papel do Governo do Estado como promotor desse desenvolvimento. “O Governo está fazendo a parte dele. Com a mídia que vem fazendo em diversas revistas nacionais e com a infraestrutura que está garantindo, tudo fica mais fácil. A partir disso é que entramos, investindo em mão de obra qualificada e oferecendo ao turista tudo o que ele procura”.
E pela opinião sempre positiva dos visitantes, a busca tem sido bem sucedida. Para o engenheiro paulista Simão Mansur, que veio com a família, sua estadia em Sergipe está sendo surpreendente. “Conhecemos o Nordeste todo. E decidimos que, desta vez, deveríamos conhecer o único estado que não tínhamos visitado: Sergipe. Não esperávamos encontrar em Aracaju uma capital tão limpa, bem arrumada, estruturada. Está entre as melhores do Nordeste, e com toda a certeza, voltaremos mais vezes pra cá”. Sua esposa, Ivany Henriques, reforçou a satisfação. “Estamos adorando Aracaju. A Orla, por exemplo, é simplesmente maravilhosa, a mais bonita que já vimos. Quando sairmos, vamos recomendar Sergipe e sua capital pra todo mundo”.
A infraestrutura turística do estado também surpreende a quem já está familiarizado a vir para cá. Para o industrial baiano Paulo Sintra, visitante freqüente, Sergipe está cada vez mais preparado para receber quem vem de fora. “Aracaju é a única capital do Nordeste que reúne atributos de cidade grande com tranquilidade de cidade pequena, tudo isso com custo de vida baixo. Além, é claro, do excelente atendimento, que é tudo o que um turista procura. Por essas e outras é que, atualmente, acho que a melhor capital do Nordeste está em Sergipe”.
Fonte: ASN
Nenhum comentário:
Postar um comentário