segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Artesãos ganham Casa de Cultura em Santa Rosa


Resgatar a cultura do município e incentivar o trabalho dos artistas da terra. Esse é o objetivo da Prefeitura de Santa Rosa de Lima, localizado na região leste do Estado, com a inauguração da Casa de Artesanato e da Cultura Ana Luiza de Santana Santos. O espaço é destinado à exposição das mais variadas peças confeccionadas pelos artesões da cidade, bem como ao apoio para os grupos folclóricos.
A inauguração aconteceu na última sexta-feira (15) e contou com a presença do prefeito da cidade, Eduardo Prado, mais conhecido como Dudu, da primeira dama, Larissa Prado, da secretária de Assistência Social, Gilná Xavier, do presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Marconi, além de vereadores da situação e a população em geral.

O evento teve início com a apresentação do Grupo de Reisado Filhos de Maria, formado por idosos da cidade. O grupo já se apresentou em diversos eventos culturais do estado, tais como a Feira dos Municípios e o Encontro Cultural de Laranjeiras, entretanto, nunca havia se apresentado em sua cidade natal.

De acordo com Gilná Xavier, essa foi a primeira de muitas apresentações, já que um dos objetivos da Casa da Cultura de Santa Rosa de Lima é justamente incentivar esses grupos. “É importante que as manifestações culturais de Santa Rosa voltem a fazer parte do cotidiano do nosso povo. Juntos, administração pública e população, traremos de volta a cultura da nossa terra”.
A secretária explicou ainda que a proposta do espaço é buscar parcerias de instituições incentivadoras da cultura, tais como o Sebrai, o Senai, o Sesi e o Proarte. “Queremos incentivo para os nossos grupos folclóricos, para que eles possam cada vez mais realizar apresentações em outras cidades de Sergipe e quem sabe até em outros estados do Brasil”, revela.

Valorização
Para o Prefeito Dudu, a abertura da Casa da Cultura de Santa Rosa de Lima é um grande salto para a revalorização das manifestações culturais da cidade. “A cultura do nosso município estava um tanto quanto apagada. Mais a nossa administração quer reacendê-la, trazer de volta toda riqueza cultural do nosso povo. E nesse sentido a abertura desse espaço será de total importância”, pontuou o gestor.“2009 foi um ano muito difícil para todos nós, mas graças ao esforço do nosso povo e ao trabalho da prefeitura, Santa Rosa de Lima conseguiu essa grande vitória. Agora cabe aos artesões saber aproveitar essa oportunidade, abraçar com muita vontade o projeto e levá-lo adiante, para que a nossa terra volte a ganhar destaque no cenário cultural do estado”, completou. 

A casa da cultura funcionará como uma vitrine da arte do povo. A secretária Gilná Xavier explicou que todos os artesões do município poderão expor seus trabalhos no espaço e, dessa forma, aumentar a renda de suas famílias, já que todas as peças estarão à venda. Além disso, a construção da casa será uma forma de unir os artistas locais em prol de um objetivo comum, a consolidação da cultura local.
“Nosso espaço também pretende oferecer aos artistas uma consultoria para que eles possam aperfeiçoar suas habilidades e, dessa forma, agregar valor aos seus produtos”, completa Gilná, ressaltando ainda que esse trabalho irá levantar a autoestima dos artesões.

Satisfeitos
E pelo que parece os artistas da cidade estão bastante empolgados com a novidade. Eles compareceram em massa à inauguração e se mostraram muito empolgados com a novidade. O artesão Sérgio Santana, 34, que trabalha com a confecção de chinelas pintadas e enfeitadas manualmente, disse que a cultura da cidade estava muito apagada e que a chegada da Casa da Cultura irá reascender a vontade de produzir dos artesões.

“É muito difícil se viver de arte, principalmente quando na sua própria cidade nem as pessoas nem os governantes valorizam. Mas a atual gestão vem trabalhando nessa área e valorizando nossa cultura novamente”, aponta o artesão, que aposta ainda que a implantação desse espaço irá contribuir para o desenvolvimento do município.

Homenagem
Além de todos os benefícios que a Casa de Artesanato e da Cultura irá trazer para o município, ela também promove uma homenagem muito especial. Seu nome é originário de uma grande artesã da década de 80, responsável pela expansão da renda irlandesa na região.

Ana Luiza de Santana Santos faleceu aos 60 anos, mas deixou um legado incrível para a cultura de Santa Rosa de Lima. Seus irmãos, filhos, sobrinhos, herdaram dela o amor pela arte e, principalmente, pela renda irlandesa, cultura originária do município e que depois se expandiu para outras cidades sergipanas.De acordo com o prefeito Dudu, essa foi a única exigência que a prefeitura fez quando conheceu a proposta da Secretaria de Assistência Social. “Não passaria na minha cabeça um nome melhor para ser colocado na casa de Cultura da nossa cidade, pois dona Ana Luiza foi uma das pessoas que mais contribui para que as nossas manifestações culturais não morressem”, revelou o prefeito em seu discurso.
E a homenagem rendeu bons frutos. O filho da artesã, conhecido na cidade como Tinho da Ambulância, esteve presente na inauguração do espaço e contou à comunidade que já estava de malas prontas para ir embora de Santa Rosa de Lima. “Quando o prefeito me procurou e me contou da homenagem mudei de ideia no mesmo momento, pois percebi a importância que a minha mãe tem para a cultura da minha cidade. Estou muito agradecido por esse reconhecimento e peço aos novos artistas que trabalhem pela nossa cultura e não a deixem morrer”, disse emocionado.
A casa de Artesanato e da Cultura de Santa Rosa de Lima funcionará de segunda a sábado em horário comercial, e está mais que pronta para receber a população e também os turistas que quiserem conhecer a tradição e a arte popular do município.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online