sábado, 23 de janeiro de 2010

Bloco da Prevenção leva alegria e saúde ao Pré-Caju 2010



  • Bloco da Prevenção leva alegria e saúde ao Pré-Caju 2010Foto: Márcio Garcez/Saúde
  • Bloco da Prevenção leva alegria e saúde ao Pré-Caju 2010O médico Almir Santana e o secretário de Saúde, Rogério Carvalho / Foto: Márcio Garcez/Saúde
  • Bloco da Prevenção leva alegria e saúde ao Pré-Caju 2010A cantora Gilmelândia / Foto: Márcio Garcez/Saúde
  • Bloco da Prevenção leva alegria e saúde ao Pré-Caju 2010Foto: Márcio Garcez/Saúde
  • Bloco da Prevenção leva alegria e saúde ao Pré-Caju 2010Foto: Márcio Garcez/Saúde
  • Bloco da Prevenção leva alegria e saúde ao Pré-Caju 2010A dona de casa Divanete de Souza / Foto: Isa Vanny
  • Bloco da Prevenção leva alegria e saúde ao Pré-Caju 2010Foto: Márcio Garcez/Saúde
  • Bloco da Prevenção leva alegria e saúde ao Pré-Caju 2010Givaldo Souza (à esquerda), presidente do Grupo Gay de Nossa Senhora do Socorro ao lado do médico Almir Santana / Foto: Isa Vanny
  • Bloco da Prevenção leva alegria e saúde ao Pré-Caju 2010A presidente da Central dos Movimentos Populares (CMP), Isabel Cangirana / Foto: Isa Vanny
  • Bloco da Prevenção leva alegria e saúde ao Pré-Caju 2010Foto: Márcio Garcez/Saúde
  • Bloco da Prevenção leva alegria e saúde ao Pré-Caju 2010Foto: Márcio Garcez/Saúde
  • Bloco da Prevenção leva alegria e saúde ao Pré-Caju 2010Foto: Márcio Garcez/Saúde
  • Bloco da Prevenção leva alegria e saúde ao Pré-Caju 2010Foto: Walber Farias

Euforia e muita animação. As duas expressões ajudam a descrever o sentimento que tomou conta do Bloco da Prevenção na primeira noite do Pré-Caju 2010, na última quinta-feira, 21. Com cerca de quatro mil foliões, o bloco já é considerado um dos maiores da prévia carnavalesca. Este ano, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) trouxe como atração a cantora baiana Gilmelândia e Banda Vixe Mainha.
Para o médico Almir Santana, idealizador do bloco e gerente do Programa Estadual de DST/Aids, a SES conseguiu alcançar o objetivo de chamar a atenção das pessoas para a necessidade de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis durante a festa. “Fico muito feliz com isso, pois o público está reagindo bem a nossa proposta. Temos uma cantora [Gil] com repercussão nacional nos apoiando, além das organizações não governamentais, todos que fazem a saúde e a população em geral”, declarou, visivelmente emocionado, Almir Santana.

Além de falar sobre prevenção, o bloco mostrou um alto potencial de solidariedade das pessoas, que obtiveram o kit a partir da troca de alimentos. Todos os produtos serão doados a entidades filantrópicas que acolhem soropositivos. “Arrecadamos mais de quatro toneladas de alimentos, somente de leite em pó foi mais de uma tonelada. Um sucesso”, comemorou o gerente do Programa Estadual de DST/Aids.

Em meio à folia da prévia carnavalesca, o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, ressaltou o diferencial do Bloco da Prevenção. "A gente consegue agregar pessoas de todas as idades, crianças, jovens, adultos, idosos. E esses foliões, além de distribuírem alegria por toda a avenida, contribuem para a divulgação de uma importante mensagem de saúde, que é a prevenção”, destacou Rogério Carvalho.

Essa característica do bloco também foi lembrada pela cantora Gilmelândia. “Trata-se de uma ação maravilhosa da Secretaria de Estado da Saúde. É importante sempre lembrar que devemos usar camisinha e o bloco leva esta mensagem por todo corredor da folia. É uma honra poder contribuir para uma causa tão nobre”, disse Gil, que animou quem estava dentro e fora do bloco, não parando de cantar um só instante durante o percurso.

Alegria com responsabilidade

A dona de casa Divanete de Souza Campos, 63 anos, participou do Bloco da Prevenção pela décima vez. “Venho todos os anos de Neópolis exclusivamente para brincar neste bloco. Para mim, esta ação foi a melhor coisa que o pessoal da Saúde inventou, porque além de fazer uma ação de prevenção, ainda ajuda os necessitados com a doação de alimentos e a gente se diverte muito”, disse Divanete, que acompanhou o trio elétrico a bordo do trenzinho destinado às pessoas mais idosas e às crianças.

Para a Rosa Maria da Glória, 55 anos, é muito importante divulgar na festa que as pessoas devem fazer amor com segurança. “É a primeira vez que participo e estou adorando. Sou mãe de duas moças e acho que todos devem se prevenir. Isso aqui é bom demais, muito divertido”, disse a aracajuana.

Terceira vez que participa do bloco, o adolescente Marco Diniz, 14 anos, concorda com Rosa Maria. “Venho sempre com os meus amigos e valorizo muito a proteção que a camisinha proporciona. Cada ano gosto mais deste bloco, ele é muito alegre”, disse o rapaz acompanhado dos colegas da mesma faixa etária.

ONGs

Conforme Givaldo Souza, presidente do Grupo Gay de Nossa Senhora do Socorro, e fundador da Organização Não Governamental (ONG) Axé-Kizomba de Aracaju, este ano o evento superou as expectativas. “Foi o maior de todos. Todas as ONG’S estão aqui, com paz, alegria e muita saúde. Este é um exemplo do fortalecimento da política de prevenção às DST/AIDS. É uma prova da conscientização do povo em ter responsabilidade com a saúde do próximo, através do uso do preservativo nas relações sexuais”, completou.

O que mais chamou a atenção da presidente da Central dos Movimentos Populares (CMP), Isabel Cangirana, foi reunião de diferentes classes sociais, outra característica do bloco. “A Secretaria de Saúde dá a chance para que o povo da periferia participe de um bloco do Pré-Caju com uma atração boa. Aqui encontramos gente da zona Norte, da zona Sul, ricos, pobres, doutores e analfabetos brincando no mesmo espaço. É uma democracia a olho vivo”, observou Isabel Canjirana.

Servidores da SES


Muitos servidores e seus familiares brincaram no Bloco da Prevenção. “Participo todos os anos, mas este, foi melhor. Pela primeira vez tivemos uma atração nacional, foi tudo muito organizado. Trouxemos nossas crianças para se divertir. Só tenho a agradecer aos organizadores”, falou a telefonista do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), Sônia Maria.

Motorista do camisildo há quatro anos, Tenisson Souza Duarte, disse ficar muito satisfeito por fazer parte de uma campanha tão útil à saúde da população. “Dirijo o camisildo em todas as ações do Programa Estadual, mas o Pré-Caju tem um sabor mais especial. É bonito ver as pessoas atrás dos preservativos para realmente se prevenirem de doenças e não para fazerem de bolas de assopro”, disse o motorista.

Fonte: ASN

2 comentários:

  1. cade as fotos que a galera tiro no bloco ? nao achei =S

    ResponderExcluir
  2. PORTAL GILMELÂNDIA VIXE MAINHA
    www.portalgilmelandiavixemainha.blogspot.com

    ResponderExcluir

Usuarios online