quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Meteorologista explica as variações climáticas


Overland Amaral explica como ocorrem as chuvas de verão


As mudanças climáticas são sentidas de forma cada vez mais intensa pela população. Apesar do verão ser uma estação de temperatura elevada no Nordeste, a ocorrência de alguns fenômenos inusitados, como chuva de granizo em pleno sertão, estão deixando o sergipano intrigado.


Nesta semana, a chuva de granizo atingiu a região de Canindé do São Francisco e deixou mais de 200 pessoas desabrigadas. A tempestade atingiu ventos de cerca de 120 Km/h. De acordo com o meteorologista, Overland Amaral, as chuvas de granizo são consideradas um “fenômeno raro” no Nordeste porque a região fica próxima à Linha do Equador, onde não existe grande variação de temperatura. Elas ocorrem quando há formação de gelo na base das nuvens do tipo cumulonimbus, ou nuvens de tempestade, também conhecidas como “ameaça das tardes de verão”. Elas são freqüentes em todas as partes do mundo. Segundo a meteorologia, dentro  e ao redor dessas nuvens ocorrem intensas correntes ascendentes e descendentes de ar, gerando muita turbulência, formação de gelo, saraiva (granizos que são lançados para fora da nuvem, em céu claro), relâmpagos e até mesmo tornados.


Sobre as alterações climáticas  neste período, Amaral explica: "São situações extremas motivadas pelo excesso. A atmosfera está mais aquecida e favorece às chuvas de verão com trovoadas. As chuvas fortes neste período estão associadas às altas temperaturas no continente e a oferta de umidade que está sendo modificada pelo aumento da temperatuda no oceano resulta na maior formação de nuvens e chuvas", define.


De acordo com o meteorologista, as chuvas já passaram pelo período intenso no interior sergipano, já na capital, o volume será menor. “No interior, as chuvas começaram em dezembro e permaneceram fortes durante 20 dias, agora está mais amena. Em Aracaju, estão associadas às brisas marítimas que ocorrem durante a madrugada, no geral serão chuvas moderadas”, finaliza.


Fonte: Emsergipe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online