sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Marcelo Déda reúne prefeitos e relata andamento do trabalho do Governo

Cinco dias após retomar as atividades do executivo estadual, o governador Marcelo Déda fez questão de promover um encontro com os prefeitos dos 75 municípios sergipanos. Na ocasião em que 69 prefeitos estiveram presentes, o governador agradeceu o apoio de todos durante a sua recuperação e destacou alguns investimentos do Estado. O encontro aconteceu no início da tarde desta sexta-feira, 15, no Palácio de Veraneio.

“Depois de 100 das afastado do Governo em razão do problema de saúde, creio que era meu dever me reunir com os gestores municipais. Acho que um governador, em um país como o nosso que tem três níveis de governo, tinha que ter a gentileza de fazer uma confraternização para anunciar que está disposto a continuar o seu trabalho”, afirmou Déda.

Durante o encontro, o governador reforçou a importância do trabalho em conjunto. “Até porque o Governo do Estado não tem como cumprir um programa sem a parceria dos prefeitos. O povo não mora no Governo, mora no município. Se o Governo tem que servir ao povo, necessariamente tem que fazer a interlocução com os prefeitos”, destacou Déda ao lembrar que o Estado está com pelo menos uma obra em cada município sergipano.

Marcelo Déda salientou que a política de diálogo com a municipalidade vem desde o início da sua gestão. “No começo de Governo, distribuímos ambulâncias para os municípios. No ano passado, entregamos veículos para fazer o transporte de doentes crônicos. Já nesta segunda-feira, 18, entregaremos a cada município de Sergipe um ônibus para melhorar o transporte escolar, como contrapartida de outros 75 ônibus que o MEC está conveniando com os municípios”, reforçou.

Por fim, Déda agradeceu a atenção de todos durante o período da sua recuperação. “Não há uma só cidade que não tenha feito uma corrente de orações para minha recuperação. Como não posso chamar 2 milhões de pessoas para celebrar, trago os prefeitos como seus representantes. Além disso, todos os prefeitos, sem exceção, torceram para o meu restabelecimento”.

Apontamentos


O governador também fez um relato de algumas atividades do Governo. Ele informou aos prefeitos que esta semana esteve em Brasília para reivindicar o aumento do teto financeiro para custeio da saúde que é repassado ao estado. “Estamos ampliando o número de hospitais”, frisou. Além disso, o Governo quer garantir uma parceria com o Ministério da Saúde para entregar uma ambulância a cada município destinada ao transporte de pacientes que não estejam em estado grave.

Outro ponto abordado foi a preocupação do Estado com a atenção básica. “No início do Governo, o secretário da Saúde, Rogério Carvalho, fez um levantamento do quadro nos municípios. Uma das nossas preocupações foi a situação dos postos de saúde”, lembrou. O caminho encontrado pela administração foi a construção de 102 Clínicas de Saúde da  Família. “Ao invés de esperar que os prefeitos mandassem emendas para Brasília prar fazer um posto, o Estado assumiu essa responsabilidade”, destacou Déda ao afirmar que até junho serão entregues 12 hospitais completamente reformados.

Os prefeitos também foram informados de que a ordem de serviço de outro lote de obras do programa ‘Sergipe Cidades’ será assinada. “Além disso, até março vamos dar ordem de serviço para a reconstrução de uma série de rodovias estaduais, como Tomar do Geru-Itabaianinha, Frei Paulo-Alagadiço e tantas outras. Também vamos retomar as obras de Umbaúba-Indiaroba e Vaca Serrada-Niterói, já que tivemos problema com a empresa que estava trabalhando nestas rodovias”, explicou o governador, ao destacar que o mesmo com a queda de R$ 180 milhões do Fundo de Participação dos Estado (FPE) no ano passado, o Governo não deixou de investir.

Isenção

Antes de finalizar a reunião, Déda garantiu aos prefeitos que o andamento do Governo se dará normalmente neste ano eleitoral “Caso me indiquem para disputar as eleições, eu sei separar as minhas tarefas de governador das tarefas de candidatos. Portanto, o Governo de Sergipe não perseguirá e nem fará discriminações com qualquer que seja a prefeitura”.

Fonte: ASN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online