sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Semarh firma termo de parceria para realizar diagnóstico florestal de Sergipe


  • Semarh firma termo de parceria para realizar diagnóstico florestal de SergipeFoto: Arthur Soares / Semarh
  • Semarh firma termo de parceria para realizar diagnóstico florestal de SergipeMárcio Macedo, secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos / Foto: Arthur Soares / Semarh
  • Semarh firma termo de parceria para realizar diagnóstico florestal de SergipeFoto: Arthur Soares / Semarh
  • Semarh firma termo de parceria para realizar diagnóstico florestal de SergipeFoto: Arthur Soares / Semarh
Na tarde desta quinta-feira, 28, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) firmou parceria com a Fundação Araripe do Ceará visando realizar o diagnóstico florestal de Sergipe, que é instrumento de estruturação da política florestal do Estado de Sergipe. A parceria estabeleceu o prazo de nove meses para a conclusão dos trabalhos.  O ato aconteceu às 15h no gabinete do secretário Márcio Macedo.

Segundo Márcio Macedo, esse diagnóstico tem o objetivo de fazer o levantamento da cobertura vegetal de Sergipe, a mata atlântica com os seus ecossistemas associados, ou seja, manguezal e restinga, além da caatinga. “Essas informações vão servir de subsídios para que o Governo do Estado possa formular a sua política de gestão florestal e o seu plano de ação no que concerne aos ecossistemas florestais do Estado de Sergipe”.

Antes da assinatura do termo de parceria, o secretário apresentou aos representantes da Fundação Araripe o Mapa de Sergipe com as áreas ambientais protegidas pelo Governo do Estado, a exemplo do Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, Monumento Natural Grota do Angico e as Áreas de Proteção Ambiental – APAS – do Litoral Sul e do Morro do Urubu, além do Parque das Dunas, que está em vias de criação. “O diagnóstico que será realizado irá encontrar ações concretas do Governo do Estado na proteção da biodiversidade sergipana” concluiu Márcio Macêdo.

O termo de parceria foi assinado pelo secretário Márcio Macedo e o presidente da Fundação Araripe, Pierre Maurice Gervaiseau. Participaram do ato a superintendente de Biodiversidade e Florestas da Semarh, Valdineide Santana; o superintendente de Qualidade Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental da Semarh, Lício Valério; a assessora técnica da fundação Lúcia Alcântara; e o secretário-geral da fundação Stephenson Ramalho, que relatou que muita gente não sabe a diferença de preservar e conservar e que um dos principais objetivos da fundação é mostrar essa diferença.

A Fundação

A Fundação Araripe é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com sede na cidade de Crato-CE, no centro de uma área que inclui partes dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. Seus públicos-alvo de atuação são comunidades, centros de pesquisas, poderes públicos e organizações sociais.

A Araripe tem uma grande experiência na área, baseada em anos de trabalho sustentável através do Programa Florestal do Araripe, com definição de estratégias e gestão ambiental na Bio Região do Araripe. A fundação também foi responsável pelo Diagnóstico Florestal do Nordeste, referência em toda a Região.
Fonte: ASN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online