segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Marcelo Déda reassume o comando do Governo do Estado



  • Marcelo Déda reassume o comando do Governo do EstadoO vice-governador Belivaldo Chagas e o governador Marcelo Déda / Foto: Márcio Dantas/ASN
  • Marcelo Déda reassume o comando do Governo do EstadoGovernador passa a revista na tropa / Foto: Márcio Dantas/ASN
  • Marcelo Déda reassume o comando do Governo do EstadoFoto: Márcio Dantas/ASN
  • Marcelo Déda reassume o comando do Governo do EstadoFoto: Márcio Dantas/ASN
  • Marcelo Déda reassume o comando do Governo do EstadoDéda assina termo de posse / Foto: Márcio Dantas/ASN
  • Marcelo Déda reassume o comando do Governo do EstadoBelivaldo Chagas assina tramissão de cargo ao governador Marcelo Déda / Foto: Márcio Dantas/ASN
  • Marcelo Déda reassume o comando do Governo do EstadoO governador Marcelo Déda / Foto: Márcio Dantas/ASN
  • Marcelo Déda reassume o comando do Governo do EstadoFoto: Márcio Dantas/ASN
  • Marcelo Déda reassume o comando do Governo do EstadoO vice-governador Belivaldo Chagas / Foto: Márcio Dantas/ASN
  • Marcelo Déda reassume o comando do Governo do EstadoO governador Marcelo Déda, o vice-governador Belivaldo Chagas e a primeira-dama Eliane Aquino / Foto: Márcio Dantas/ASN
  • Marcelo Déda reassume o comando do Governo do EstadoDéda cumprimenta o secretário de Estado da Administração, Jorge Alberto, ao lado de Clóvis Barbosa / Foto: Márcio Dantas/ASN
  • Marcelo Déda reassume o comando do Governo do EstadoFoto: Márcio Dantas/ASN
  • Marcelo Déda reassume o comando do Governo do EstadoFoto: Márcio Dantas/ASN
  • Marcelo Déda reassume o comando do Governo do EstadoFoto: Márcio Dantas/ASN



O governador de Sergipe, Marcelo Déda, reassumiu o comando do executivo estadual na manhã desta segunda-feira, 11. Depois de se licenciar no dia 2 de outubro de 2009 por motivos de saúde, Déda recebeu o cargo do vice-governador, Belivaldo Chagas, que esteve à frente do Governo durante esses três meses. A solenidade de posse aconteceu no auditório do Palácio dos Despachos.

“Embora este possa ser um ato simples, não posso negar o significado que ele tem para mim. Hoje, esse ato rotineiro significa superação e retomada, significa como ser humano um renascimento, como político mais um obstáculo ultrapassado e como sergipano voltar a trabalhar em benefício da minha gente”, afirmou o governador Marcelo Déda.

Durante este período de afastamento, Déda orientou que as ações seguissem o cronograma normal. “O vice-governador assumiu a responsabilidade de gerir essa administração, o que fez de forma exemplar, cumprindo as tarefas de governo, mostrando capacidade criativa para resolver os problemas que cotidianamente aparecem. Belivaldo Chagas revelou-se ao Estado como um homem preparado para exercer as mais difíceis tarefas”, enfatizou o governador.

Conforme explicou o governador, o ritmo de trabalho será retomado, com algumas poucas restrições. “Não posso esconder que ainda tenho poucas limitações. No entanto, os limites do corpo são muito diminutos quando comparados à largueza da mente. Portanto, os sergipanos não precisam se preocupar: aquilo que me faltar de energia física sobrará de disposição de mente para conduzir o Estado. Continuarei atuando da mesma forma: assumindo a responsabilidade pelo meu Governo, acompanhando cada ato e cobrando de cada um dos meus auxiliares”, frisou. 

Segundo o vice-governador Belivaldo Chagas, o sentimento é de dever cumprido. “Trabalhamos nesses últimos 100 dias para fazer acontecer o que estava previsto. O que fizemos nesse período foi dar continuidade às ações do Governo: autorizamos ordens de serviço, inauguramos obras, despachamos normalmente. Contamos com o apoio de toda a equipe de Governo, sem qualquer problema”

Investimentos

Durante a posse, Marcelo Déda lembrou os investimentos que têm sido feitos pelo Governo. “O Estado está repleto de obras. Não há um prefeito sergipano que possa dizer que o Governo não investiu em seu município”, destacou. Entre os investimentos foram citados os R$ 300 milhões na Saúde. “Estamos fazendo uma revolução na saúde pública, cujas consequências serão benefícios para os sergipanos”, destacou.

Também foram destacados os recursos aportados para a recuperação de rodovias estaduais e abastecimento de água. “A Rota do Sertão, já concluída, e a Lourival Batista, que há duas décadas é reivindicação do Centro Sul sergipano são exemplos disso. Estamos enfrentando desafios dramáticos do ponto de vista do saneamento básico, melhoria do abastecimento e tratamento do esgoto. Desafios porque encontramos uma estrutura sucateada e tivemos que trabalhar com foco duplo: reerguer a companhia e manter a prestação de serviços”, reiterou o governador. 

Outra área de investimento apontada foi a educação. Na lista de melhorias, estão as duas escolas técnicas entregues, uma na capital e outra em Neópolis; a reforma de mais de 80 escolas; e a interiorização do Ensino Superior. “No Governo do presidente Lula, Itabaiana recebeu um campus da Universidade Federal de Sergipe. Em parceria com o nosso Governo, levamos mais um campus para Laranjeiras e estamos construindo outro em Lagarto”, destacou Déda, que também lembrou a política agrária de Sergipe, como reforma agrária, apoio à agricultura familiar e o lançamento do programa ‘Mão Amiga’. 

“Temos um governo de obras, compromisso social e, sobretudo, um Governo que é portador do futuro de Sergipe. Por isso, temos o dever de construir esse futuro com as ações do presente. Temos o dever de criar condições para que Sergipe nunca mais retroceda e conheça um caminho de avanços”, finalizou.

Agradecimentos


O governador Marcelo Déda fez questão de agradecer a todos que contribuíram com o andamento da gestão. “Quero agradecer aos poderes republicanos do nosso estado. Ao poder Legislativo e ao Judiciário. As instituições de Sergipe funcionaram normalmente. O vice-governador, na interinidade, recebeu as homenagens e o respeito dos demais órgãos da institucionalidade sergipana permitindo que ele cumprisse com desenvoltura a sua tarefa”, reforçou.

Ele também lembrou o apoio dos gestores, da imprensa e do povo sergipano. “Quero agradecer a minha equipe que não se abalou diante da situação, foram leais ao projeto, colaboraram e cooperaram com a tarefa de Belivaldo. Quero também agradecer a imprensa sergipana pela forma respeitosa que trataram o meu problema. É claro que há exceções, mas elas existem para confirmar a regra. Por fim, faço questão de agradecer a todo povo sergipano pelas orações que dispensaram a mim”. 

Histórico

O governador Marcelo Déda foi a São Paulo na última semana de setembro do ano passado para cumprir uma agenda de trabalho. Durante a viagem, Déda fez exames de rotina que, a princípio, constataram um nódulo benigno no pâncreas. O governador foi submetido à cirurgia para retirada do nódulo no dia 2 de outubro. Durante a recuperação, o governador apresentou uma aderência intestinal e teve que se submeter a uma nova cirurgia no dia 4 de novembro.

Agenda

Déda cumprirá uma extensa agenda esta semana. Ainda esta manhã ele fez uma reunião com o secretariado para retomar o contato com seus assessores e iniciar um agendamento de reuniões administrativas. Após a reunião, ele recebeu os secretários de Estado da Fazenda, João Andrade, e da Infraestrutura, Valmor Barbosa.

Durante a semana, o governador vai receber diversos secretários de Estado e irá a Brasília para audiências com ministros. Ele também já solicitou uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao retornar, ele receberá todos os prefeitos sergipanos em um almoço no Palácio de Veraneio.


Fonte: ASN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online