terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Déda lança programa de formação escolar e profissional para jovens do interior


O governador Marcelo Déda lançou na manhã desta terça-feira, 12, o programa ‘Projovem Campo - Saberes da Terra’. O programa do Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado, vai beneficiar 1.050 alunos de 24 municípios. Jovens entre 18 a 29 anos vão contar com formação profissional. O lançamento aconteceu no Teatro Tobias Barreto.

"O Projovem é um exitoso programa de formação e educação profissional que já atende a jovens da cidade e, a partir de agora, vai atender também à juventude rural para ajudá-la a concluir o ensino fundamental e, ao mesmo tempo, receber qualificação profissional em atividades do próprio campo. Isso vai permitir que eles trabalhem na agricultura familiar e vai criar novas oportunidades de emprego", resumiu Déda.

Segundo o governador, o momento é tão importante para a educação rural quanto para a agricultura familiar. “Hoje damos mais um passo para deixar clara a nossa prioritária aliança com a agricultura familiar”, opinou.  Para Déda, o Governo precisa dialogar com todos os setores da sociedade, mas prioriza os que mais precisam.

“Estabelecemos que o Governo precisava recuperar a vida no campo, precisava voltar a ser um estado produtivo na agricultura, precisávamos reforçar a economia rural. É claro que temos relações civilizadas com o agronegócio. Nos relacionamos com todos os setores da sociedade, mas dentre todos a prioridade deste Governo será sempre os que mais necessitam. No caso do campo, essa prioridade é agricultores familiares”, destacou.

Para a execução do programa serão destinados R$ 8.168.979,96, entre recursos federais e estaduais. Cada aluno recebe como bolsa de incentivo o valor de R$ 100. Os alunos serão distribuídos em 36 turmas, sendo que 25 funcionam todas as noites e 11 nos finais de semana. Os cursos terão duração de dois anos e contarão com 144 professores.

Aos 22 anos, o assentado André da Silva entende a importância do investimento do Governo no programa. “Vou voltar a estudar. Já entrei no colégio tarde, com 12 anos. Só fiz até a 6ª série, parei em 2006”, lembra. Ao retomar os estudos, André quer realizar um dos três sonhos. “Quero cursar Direito, Filosofia ou Psicologia. Voltar a estudar é apenas o começo”, diz o jovem do assentamento Zumbi dos Palmares, em Malhador.

Os municípios beneficiados Porto da Folha, Poço Redondo, Monte Alegre, Canindé, Nossa Senhora da Glória, Poço Verde, Simão Dias, Tobias Barreto, Frei Paulo Propriá, Pacatuba, Japoatã, Boquim, Estância, Tomar do Geru, Umbaúba, Cristinápolis, Salgado, Japaratuba, Rosário do Catete, Laranjeiras, Nossa Senhora do Socorro e Cumbe.

"Nós estamos chegando ao jovem do campo não para ensinar física quântica, mas para levar o conhecimento de acordo com a realidade das comunidades rurais. Com isso, estamos contribuindo decisivamente para fixar a juventude no próprio campo", acrescentou o secretário de Estado da Educação, José Fernandes de Lima.

O coordenador estadual do MST, João Daniel, fez questão de salientar a importância do ‘Saberes do Campo’. “Acreditamos que uma das maiores conquistas do homem é a educação. Por isso, o MST se sente orgulhoso em contribuir com esse programa. Antes do governador Marcelo Déda, o movimento não tinha espaço para discutir e reivindicar. Hoje, além deste espaço, nós ajudamos na elaboração de projetos e parcerias”, afirmou João Daniel.

Política agrária

O governador Marcelo Déda também fez questão de salientar a postura do atual Governo em relação aos movimentos sociais. “No passado, o lugar de companheiro da Fetase e do MST era na cadeia. Movimento social não tinha vez. Hoje, os movimentos sentam à mesma mesa do que o governador para juntos construírem a política para o homem do campo. É verdade que todas as reivindicações não podem ser sempre atendidas, mas dialogamos e reconhecemos a legitimidade dos movimentos”, reforçou.

Segundo Déda, o Estado tem diversas parcerias com esses movimentos. “Essas parcerias são na luta contra a seca, na luta pela extensão rural, na educação, em obras de infraestrutura”, pontuou. Outro ponto destacado foi o aumento do número de agricultores atendidos pela Emdagro. “Nós mais que dobramos o número de assistidos pela Emdagro. Uma das consequências foi que Sergipe bateu recordes de produção de grãos. Chegamos a 740 mil toneladas de milho e ocupamos o segundo lugar em produção no Nordeste. Isso é fruto do trabalho do Governo”, destacou.

Além disso, mais de mil famílias foram assentadas desde 2007. “No entanto, entendemos assentamento não só como a entrega de terras. Estamos fazendo obras de infraestrutura nesses locais, damos assistência técnica e agora levamos educação profissionalizante. Estamos licitando um Centro Profissionalizante no assentamento Queimada Grande, que vai atender a todo o Alto Sertão. Até o final de março, vamos assinar a ordem de serviço”, informou o governador.
Prestigiaram a solenidade o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Emmanuel Nascimento, a vereadora Rosângela Santana, os secretários de Estado de Governo, Jorge Araújo, de Comunicação Social, Carlos Cauê, e do Meio Ambiente, Márcio Macedo, o secretário de Educação de Nossa Senhora do Socorro, Wellington Mangueira, e o diretor do Instituto Federal de Sergipe, Juarez Vrumel.
Fonte: ASN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online