domingo, 31 de janeiro de 2010

Esgotos se encontram a céu aberto em Aparecida

Esgotos de area periférica de Aparecida-SE
A presença de esgotos a céu aberto é a alteração ambiental que mais afeta a população brasileira e em Nossa Senhora Aparecida, cidade distante 98 km da capital, a realidade não é outra. Vários esgotos encontram-se a céu aberto, podendo ser responsável pelo grande número de doenças no município.

Segundo pesquisa divulgada pelo instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE), que investiga o meio ambiente, cerca de 20,85 % dos municípios brasileiros apresentam altas taxas de mortalidade chegando a mais de 40 mortes a cada 1000 nascidos (dados do censo), sendo que em 584 municípios o grande numero de óbitos está relacionado aos impactos provocados pelos esgotos a céu aberto. Entre os municípios com alta taxa de mortalidade, a maioria (1.086) está localizado na região nordeste. Outros 48 municípios ficam na região norte e 25 no sudeste, especificamente em Minas Gerais.

Em Nossa Senhora Aparecida, a população vive em contato constante com esgotos, pois no município não há redes de esgotos em todas as suas ruas, principalmente em regiões periféricas. Além disso, os esgotos são despejados sem nenhum tratamento no açude do município.

Um das maiores conseqüências provocadas pelo contato da população com esgotos é o aumento da mortalidade infantil. Em Aparecida no último censo realizado em 2000, chegava a 61,44 óbitos a cada mil nascidos e apesar desses números terem diminuído em todo o Estado, ainda continua sendo índices altíssimos comparados a outros estados, principalmente da região sudeste.
Por Aparecido Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online