quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Encontro Cultural de Laranjeiras começa na quinta-feira



Simpósio, mostras, exposições, oficinas, apresentação de música clássica, grupos de dança, de folclore, peças teatrais, shows com artistas da terra e grandes atrações nacionais. Tudo isso estará reunido de 7 a 10 de janeiro durante o 35º Encontro Cultural de Laranjeiras. A abertura oficial acontece na sexta-feira (8), às 19h. 

Já a primeira atividade oficial do encontro será o simpósio sobre “Patrimônio Cultural: Pilar do desenvolvimento”, que será realizado no auditório do Campus das Artes da UFS, a partir da quinta-feira. A conferência de abertura acontece às 9h30, seguida de um debate às 11h. O simpósio prossegue no período da tarde e no dia seguinte com painéis, debates e a apresentação do vídeo "As Aventuras de Seu Euclides - Chegança", de Marcelo Roque. 

Segundo o secretário municipal de Cultura de Laranjeiras, Irineu Fontes, durante os quatro dias, o município fornecerá uma vasta programação aos moradores e visitantes. “Além de ampliar e fortalecer a participação da cultura e sinalizar ações que venham gerar e produzir riqueza”, frisa.

Uma das atrações mais aguardadas pelo público local e por turistas é a apresentação dos grupos folclóricos. Este ano, 87 destes grupos farão a apresentação, tanto em cortejo pelas ruas da cidade, durante o dia, como à noite, no palco Dona Lalinha, a partir das 19h. “O Encontro Cultural de Laranjeiras compõe a história cultural de Sergipe e do Brasil. Este evento se mantém íntegro pela difusão do folclore,protegendo os grupos, valorizando os brincantes, procurando o melhor modo de garantir, para o futuro, a sobrevivência dos traços de cultura que o tempo tem deixado nos guardados do povo”, declara Irineu Fontes.

Ele acrescenta ainda que neste período, Laranjeiras se transforma em uma cidade empreendedora do turismo e das comunicações, além de estabelecer vínculo entre os intelectuais, estudiosos da cultura popular, estudantes, mestres e artesões das diversas partes do país.

Nas palavras de um de seus maiores incentivadores, o professor Luis Antônio Barreto, o Encontro Cultural de Laranjeiras é um mostruário da criação popular. “Ele é abrangente e representativo para a exaltação da vida e da alma das populações mais simples de Sergipe, especialmente do povo de Laranjeiras”, reconhece o historiador.

Na programação musical, no palco do Verão Sergipe, vão marcar presença Olodum, Vanessa da Mata, Chiko Queiroga e Antônio Rogério, Amorosa, Lenine, César Menotti e Fabiano, Raça Negra, Naruêa, Padre Antônio Maria – Procissão de Santos Reis, Reação, Sulanka, Kleber Melo, entre outras atrações. A programação completa pode ser conferida no site da prefeitura: www.laranjeiras.se.gov.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online