sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

JOÃO E ALBANO TRATAM DA COMPOSIÇÃO, MAS MENDONÇA PRADO TRINCA POSSÍVEL ALIANÇA

O primeiro passo para uma composição política entre o DEM e o PSDB foi dado na quarta-feira (30), durante conversa de 3 horas mantida entre os dois principais líderes dos partidos, ex-governador João Alves Filho e deputado federal Albano Franco.


Segundo uma fonte tucana bem avisada, Albano Franco confidenciou que considerou o encontro proveitoso, tanto que vão voltar a se encontrar no decorrer do mês de janeiro, para a definição da aliança para a disputa das eleições em 2010. Os dois partidos já têm uma coisa em comum: apóiam José Serra (PSDB) a presidente da República.


Durante a conversa, o deputado federal Albano Franco disse que iria redobrar o seu trabalho dentro do PSDB, para levar nomes eleitoralmente influentes para a coligação, além do deputado estadual Luiz Mittidieri, que já avisou que o seguiria, e do hoje empresário Fabiano Oliveira.


Essa, inclusive, é uma questão que tem preocupado integrantes do DEM, que imaginavam o PSDB entrar apenas com o tempo para o horário gratuito de televisão. O ex-governador João Alves Filho, durante a conversa, disse que deseja Albano Franco como integrante da chapa, na disputa pelo Senado Federal e se encarregou de levar essa posição aos membros do seu partido, na primeira reunião da Direção Regional que também acontece em Sergipe.


Mal entendido – A mesma fonte disse que houve um mal entendido por parte do DEM, quando imaginou que o deputado federal Albano Franco só aceitaria disputar uma vaga ao Senado por uma composição com o ex-governador João Alves Filho, se fosse candidato sozinho em uma chapa feita para dois.


“O que Albano revela e declara – disse a fonte – é que não dá para apresentar na mesma chapa, como candidatos ao Senado, dois nomes eleitoralmente fortes, porque os dois podem sair derrotados”.
A mesma coisa pensa o deputado federal José Carlos Machado (DEM), que também se dispõe a ser candidato a senador, desde que não tenha um nome forte ao lado, como o do próprio senador Albano Franco, para disputarem a mesma vaga.


Trincar – A aliança, entretanto, já pode começar trincada. Em entrevista ao repórter Joedson Telles, do site Universo Político, o deputado federal Mendonça Prado (DEM), fez declarações que não foram bem aceitas por aliados do deputado, quando se referiu a uma suposta imposição de Albano Franco, em defesa de uma candidatura única ao Senado, para aceitar uma composição com o DEM.


Irônico, Mendonça considerou a suposta exigência “uma piada”. E continuou: doutor Albano ainda não saiu da Prefeitura de Aracaju, continua com o PSDB lá no PCdoB, e ainda vem com este palpite? Eu não sei aonde foi este almoço, mas algum alimento fez mal a ele, segundo divulga o portal.


O deputado Mendonça Prado teria acrescentado que “todo mundo em política tem poder de fogo e se acha forte”, e continuou tentando ridicularizar: “mas é bom que todo mundo tenha chá de simancol em casa, para não falar muito”. No popular a palavra simancol seria um “remédio” para a pessoa se mancar. Traduzindo, quer dizer: deixar, abandonar, cair em si.


Venâncio – Ponderado, o deputado Venâncio Fonseca (PP), aliado natural do DEM, disse ao portal que “a Albano Franco tem todo o direito de disputar o Senado. E observa que ele é um homem com serviços prestados a Sergipe. Inclusive é um grande nome, mas é até anti-democrático exigir isso de uma coligação.


Segundo Venâncio, se existem vários partidos na coligação, e duas vagas para o Senado, não é lógico a coligação apresentar apenas um candidato. E a outra vaga? Já deixa para o adversário, é? Pelo amor de Deus: isso nem se discute como presidente do PP, não aceito imposição. Se o PP quiser indicar um nome não tem direito? Isso é um absurdo. Foi uma proposta muito infeliz, conclui a matéria do portal.


Reação – Aliados do deputado federal Albano Franco não gostaram da forma como ele foi tratado pelo seu colega Mendonça Prado. As declarações do parlamentar sugerindo a Albano tomar “simancol” não foi comunicada a ele, que se encontra no Rio de Janeiro, onde hoje passa o reveillon, mas acontecerá na próxima reunião tucana.
Um dos tucanos está sugerindo que “realmente Albano tome simancol e siga o seu caminho em coligação independente, que não terá problema em eleger-se deputado federal e Luiz Mittidieri a estadual. O que não merecemos é esse tipo de tratamento desrespeitoso por parte do deputado Mendonça Prado”, disse.


Fonte: faxaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online