É difícil dizer qual é o melhor ou o maior clube do Brasil, mas pelo menos já se sabe qual é a marca mais valiosa. O site "Futebol Finance" divulgou um estudo da consultora financeira Crowe Horwath RCS que avalia avalia a marca dos maiores clubes brasileiros.
Para se chegar aos números de quanto vale cada clube, foi levado em conta principalmente as receitas geradas por eles entre 2003 e 2008. Todavia, o estudo também inclui perfil e hábitos dos torcedores, dados de marketing e publicidade, estádios, assim como o valor do emblema na mídia.
O campeão brasileiro Flamengo é o clube com a marca mais valiosa, sendo estimada em R$ 568 milhões, seguido de perto pelo Corinthians. São Paulo e Palmeiras completam os quatro primeiros. O valor total dos 12 clubes alcança os R$ 3.242 milhões. Veja:
1. Flamengo – R$ 568 milhões
2. Corinthians – R$ 563 milhões
3. São Paulo – R$ 552 milhões
4. Palmeiras – R$ 420 milhões
5. Internacional – R$ 231 milhões
6. Grêmio – R$ 214 milhões
7. Cruzeiro – R$ 139 milhões
8. Santos – R$ 135 milhões
9. Vasco da Gama – R$ 122 milhões
10. Fluminense – R$ 109 milhões
11. Botafogo – R$ 97 milhões
12. Atlético Mineiro – R$ 92 milhões
Fonte: yahoo
Nenhum comentário:
Postar um comentário