terça-feira, 5 de janeiro de 2010

PADRE A. MARIA FARÁ SHOW EM LARANJEIRAS


O padre Antônio Maria, um dos maiores cantores católicos da atualidade fará show à noite em Laranjeiras no próximo domingo, durante a realização do 35º Encontro Cultural. Antes do espetáculo de fé e devoção católica, exibido pelo padre Antônio Maria, haverá a tradicional procissão de Santos Reis, pelas ruas da cidade, às 16h, com saída e chegada da igreja de São Benedito.


A tradição dos Santos Reis Magos - Uma antiga tradição diz que os Magos são provenientes de Tarsis (Melchior), Arábia (Gaspar) e Etiópia (Baltazar) e descendentes diretos de Job. Devido à sucessão de gerações e como resultante da natural miscigenação, é que os Magos sendo parentes, mas que viveram em regiões diferentes, possuíam cor epidérmica diversa”.(Calafiori, 1993).


Acredita-se que os Magos do Oriente eram três em número, devido ao número de presentes dados: ouro, incenso e mirra. Para os Padres da Igreja simbolizavam a realeza (o ouro), a divindade (o incenso) e a paixão (a mirra) de Cristo.  Quanto aos nomes, chegou-nos como sendo Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar (ou Baltasar). O Dicionário Enciclopédico da Bíblia diz que esses nomes são mencionados somente a partir do século VIII. As histórias orais dizem que os magos foram depois batizados por Tomé.


A devoção aos Santos Reis Magos existe desde o cristianismo primitivo. Foram eles, segundo a própria Bíblia, quem primeiro adoraram ao Cristo, que reconheceram a sua divindade. O padre Ricardo Dias Neto, doutor em Teologia, afirma que nas catacumbas romanas, local em que os cristãos primitivos fugiam das perseguições de Roma, existiam inscrições, representando os magos. Nessas gravuras os magos estariam representados com chapéu típico dos persas.


A Festa da Epifania (Revelação ou ainda amanhecer da luz do dia) realizada em 06 de janeiro era, originalmente, uma comemoração de vários fatos relativos a Cristo e, em especial, a revelação de sua divindade ao mundo pagão. Após, a data tornou-se especificamente como Festa de Reis Magos, pois estes foram, em tese, os primeiros a revelar a divindade de Cristo para o mundo.


Fonte: Faxaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Usuarios online